Higiene pessoal infantil: 8 dicas para estimular

>

Não é segredo para nenhum adulto que pessoas limpinhas têm menos chances de contraírem determinadas doenças, certo? Mas como explicar a importância da higiene pessoal para crianças a fim de mantê-las mais saudáveis? 

A Red Balloon, pensando em ajudar pais e mães a ensinarem seus pequenos sobre a necessidade da higiene pessoal infantil, preparou um guia com várias dicas sobre o assunto.

A higiene pessoal está diretamente associada a ter melhores hábitos de vida, envolvendo o autocuidado e o autoconhecimento. Tais práticas são diárias e precisam ser realizadas em conjunto durante toda a vida — e especialmente na infância — para proporcionar ainda mais benefícios para a saúde e o bem-estar. 

E como incluir essas tarefas obrigatórias no dia a dia das crianças sem torná-las algo chato e cansativo? Isso nós vamos lhe mostrar em detalhes logo abaixo, mas antes, entenda porque não se pode abrir mão da higiene pessoal infantil.

A importância da higiene pessoal infantil

Durante a infância são formados os primeiros traços de personalidade de um indivíduo e, com eles, seus gostos pessoais que serão levados para a fase adulta. Além disso, são nos primeiros anos de vida que a criança adquire noções básicas sobre o funcionamento do mundo e suas normas e regras.

E você deve estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com higiene pessoal infantil, acertamos? Pois bem, continue a leitura que a seguir vamos explicar detalhadamente como três características importantíssimas podem ser desenvolvidas com o incentivo diário da higiene da criança:

A criança ganha consciência sobre o próprio corpo

Uma das maneiras mais eficazes de ensinar os pequenos a protegerem sua integridade física é estimulando o conhecimento sobre o próprio corpo, e a melhor forma de colocar isso em prática é nos momentos de higiene diária. 

Assim, durante o banho, por exemplo, é fundamental que a criança desenvolva o autoconhecimento, entendendo a função de cada parte do corpo e como limpá-las corretamente.

A habilidade do autoconhecimento deve abranger desde os cuidados com a região íntima até as partes menores e mais escondidas, como ouvido, umbigo ou mesmo o espacinho entre os dedinhos do pé. Ou seja, é importante que haja dedicação e bastante paciência na hora de introduzir e ensinar sobre a importância da higiene pessoal para crianças, ok?

Aprende sobre senso de limpeza e organização

De um modo geral, limpeza e organização também são características de crianças disciplinadas e responsáveis. Portanto, nada melhor do que aprender a valiosidade dessas duas qualidades começando justamente pela higiene pessoal para crianças e adaptar sempre novas tarefas de acordo com a idade e com a fase que o pequeno está vivendo.

E claro, é importante não esquecer que a liberdade e a diversão da infância precisam ser respeitadas. Por isso, os jogos que causam sujeira e até uma bagunça ou outra ainda devem ser permitidos, com tanto que seu filho compreenda que após a brincadeira é hora de organizar tudo e limpar-se sem delongas.

É um cuidado com a saúde do pequeno

Como já mencionamos, a higiene da criança está associada a levar uma vida mais saudável, uma vez que fazendo a limpeza correta de todas as partes do corpo o seu pequeno acaba com a morada de vírus e bactérias que amam se alojar em ambientes úmidos, quentinhos e com resíduos de suor, de comida e de outras sujeirinhas.

Portanto, o processo que inicia com a higiene pessoal infantil deve continuar sendo levado para as demais fases da vida — incluindo a adolescência —, sempre mostrando também a importância de se realizar consultas de rotina, manter as vacinas em dia e fazer alguns exames periódicos para garantir que o organismo está todo em ordem.

Higiene pessoal para crianças e anticorpos

Quando o assunto é saúde, anticorpos e higiene da criança, existem muitos mitos populares que acabam confundindo a família. Se você é mamãe ou papai e se preocupa com a higiene pessoal infantil, provavelmente já ouviu alguém dizer que seu filho é limpinho demais e não vai desenvolver anticorpos contra os milhares de microorganismos existentes por aí, certo? Pois é, mas saiba que não é bem assim que o corpo humano funciona.

Embora existam estudos que relacionem o excesso de higiene ao desenvolvimento de alergias, pesquisadores da Universidade Michigan, nos Estados Unidos, afirmam que esse dado é, na verdade, um tanto incerto e que os hábitos constantes de higiene podem vir justamente da necessidade de evitar novas crises alérgicas. Logo, o cuidado com a limpeza surge do problema com alergias e não o contrário.

Mas claro, isso não significa que você não deve permitir que a garotada se divirta descalça, abrace animais domésticos ou entre em contato com a areia e outros componentes presentes no meio ambiente. Esses pequenos momentos de lazer com os bichinhos e a natureza também ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a criar os famosos anticorpos. Ou seja, o que importa aqui é realizar a higiene infantil corretamente assim que a brincadeira acabar — e não tirá-la da vida dos menores.

8 dicas para estimular a higiene da criança

Você deve estar se perguntando como fazer a hora da higiene pessoal infantil não ser um verdadeiro sacrifício com choros, birras e pedidos por mais 5 minutinhos no meio da bagunça ao invés de ir para o chuveiro, certo? 

Pois bem, saiba que o momento de limpar e dar banho nos pequenos também pode virar uma grande brincadeira, e aqui vamos lhe dar 8 dicas que ajudarão você e outros responsáveis ou familiares com a higiene da criança:

Use sabonetes coloridos para lavar as mãos

Existem diversas opções de sabonetes coloridos — e até com personagens — que deixam as crianças empolgadas para usá-los. Assim, quando começar a utilizar um produto novo, já mostre para o seu filhote qual será a próxima cor ou desenho a ser usado quando o atual acabar, pois desta forma ele lavará as mãos com frequência e sem reclamar, apenas pensando em inaugurar o novo item.

Uma dica importante é que os produtos de higiene pessoal infantil devem ser usados somente pela criança, para evitar assim que as bactérias mais resistentes do corpo de um adulto chegue até os pequenos. Isso vale para o sabão em barra, as toalhas e as escovas de dentes.

Brinquedos no chuveiro são os seus aliados

Engana-se quem pensa que os momentos de higiene pessoal infantil precisam ser tediosos e cansativos. Para mudar esse cenário, experimente adotar bichinhos e brinquedinhos de borracha ou de plástico que sejam apropriados para estarem em contato com a água, pois assim a hora do banho arrancará várias gargalhadas e a diversão poderá continuar mesmo depois que o chuveiro desligar.

Faça penteados durante a lavagem dos cabelos

Pode ter certeza que seu filhote achará o máximo ficar com a cabeleira toda ensaboada com um penteado diferente. O visual dura apenas alguns segundos, mas é tempo suficiente para conseguir realizar boa parte da higiene pessoal infantil sem deixar o menor irritado e choroso.

A verdade é que muitas crianças têm preguiça de lavar os cabelos por ser um processo demorado e ainda causar alguns nozinhos doloridos de desmanchar. Por isso, um conselho valioso é começar a desembaraçar os fios antes de iniciar o banho e utilizar um pente de dentes largos durante a lavagem.

Crie histórias para os dedinhos enquanto cuida das unhas

Já existem muitas cantigas sobre dedinhos que podem ser usadas como distração durante a higiene pessoal. Além disso, você pode criar suas próprias histórias sempre que for limpar e cortar as unhas dos pequenos. Ah, e vale até dar um nome para cada dedo da mão e do pé para deixar seus contos mais interessantes.

Escolha uma música para escovar os dentes

Profissionais de saúde bucal afirmam que demora, em média, três minutos para realizar uma escovação completa e adequada em todos os dentes. Para que esse tempo não fique entediante, coloque sempre uma musiquinha que o seu filho ama escutar e só encerre essa etapa da higiene pessoal infantil quando o som acabar.

Assista um desenho enquanto limpa os ouvidos

Limpar os ouvidos exige que a criança fique quietinha para não causar nenhum machucado e ainda conseguir alcançar todas as dobrinhas da orelha. Para facilitar essa missão, ponha um episódio do desenho favorito do seu filhote e espere ele ficar concentrado para iniciar a limpeza — mas claro, antes mesmo de dar o play, avise-o que chegou o momento de limpar os ouvidinhos. A ideia também vale para a higiene pessoal infantil do nariz e do umbigo.

Lave os brinquedos juntamente com o pequeno

Os brinquedos também são grandes acumuladores de germes e bactérias indesejadas, e por isso também precisam fazer parte da higiene pessoal infantil. Ao menos uma vez por semana, se possível, convide a criança para fazer a limpeza e a organização dos bonecos junto com você, e aproveite esse espaço para falar sobre a importância da higienização do corpo e dos acessórios pessoais.

Incentive a criança a praticar sua higiene sozinha

Depois que esses rituais já estiverem inseridos na rotina da criança, permita que ela pratique a higiene pessoal infantil sozinha. Comece deixando-a lavar as mãos sem a sua ajuda, depois passe para os brinquedos e assim progressivamente, sempre de acordo com a idade do pequeno. Ah, e no início deste processo não esqueça de supervisionar para garantir que a limpeza seja eficaz, ok?

Essa dinâmica fará com que os hábitos de higiene pessoal infantil tornem-se algo natural do dia a dia e você ainda dê a chance do seu filho desenvolver autonomia e responsabilidade para cuidar do próprio corpo e da própria saúde, independentemente de onde esteja — seja em casa, na rua ou na escola.

Agora você já sabe que a higiene pessoal infantil é fundamental para uma vida saudável e que introduzir essa rotina de cuidados na vida das crianças pode ser muito divertido, certo? Então, siga todas as dicas acima e não abra mão de cuidar do bem-estar do seu pequeno, sempre explicando a importância de manter cada parte da pele limpinha e mostrando como fazer isso de forma leve e bem-humorada.

E não se esqueça: enquanto você cuida da higiene da criança, a Red Balloon oferece o melhor ensino de inglês para os menores e adolescentes, sempre aliando conhecimento de um novo idioma ao bem-estar, conforto e segurança que o seu filho merece. Clique aqui para encontrar a unidade mais próxima a você e conhecer mais sobre a nossa metodologia.

E você, sabe uma dica para ajudar na higiene pessoal das crianças? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!