Habilidades cognitivas: como podem ser desenvolvidas

>

Se você busca compreender os processos de desenvolvimento infantil dos seus filhos, já deve ter visto as habilidades cognitivas serem mencionadas diversas vezes em livros e palestras de especialistas, pediatras e pedagogos, acertamos? E se apesar do tema lhe ser familiar você ainda tiver dúvidas — ou mesmo se não conhece nada sobre o universo da cognição humana —, a Red Balloon preparou um guia completo que explicará a fundo o que é habilidade cognitiva e como estimulá-la para a vida dos seus pequenos ser de sucesso em todas as áreas.

Antes de aprofundarmos o manual, vale ressaltar que o desenvolvimento cognitivo é extremamente estudado pela psicologia e pela pedagogia a fim de aperfeiçoar as técnicas de ensino e aguçar ainda mais as competências intelectuais da criançada. No entanto, este papel não cabe somente aos profissionais da educação: papais e mamães também podem — e devem — entender como funcionam as habilidades cognitivas e, assim, ajudar os pequenos a crescerem mais saudáveis e inteligentes. 

Então, continue a leitura que agora vamos esclarecer de forma simples e detalhada como ocorrem estes processos!

O que é habilidade cognitiva?

Podemos chamar de habilidade cognitiva todo o conjunto de informações assimiladas para o andamento de uma tarefa — das mais simples, como amarrar os cadarços, às mais complexa, como efetuar grandes equações. Ou seja, ao longo do dia colocamos diversas dessas competências em prática.

As habilidades cognitivas envolvem funções motoras, intelectuais e sociais, e por isso precisam que o corpo humano esteja funcionando bem e em perfeita sintonia. Dessa forma, o papel dos educadores e da família é essencial para orientar o desenvolvimento dessas competências especialmente durante a infância — fase em que todo o organismo ainda está se formando.

É nessa etapa infantil que as habilidades cognitivas devem ser aprimoradas para que novas capacidades também sejam descobertas e possam ser usadas como recurso tanto na vida profissional quanto pessoal. Sendo assim, o desenvolvimento dessas aptidões precisa aliar o conhecimento intelectual e a prática eficiente dos mesmos conceitos assimilados.

Quais são as habilidades cognitivas?

Mas afinal, quais são essas habilidades cognitivas tão importantes para o amadurecimento físico e intelectual das crianças? Bom, existem dezenas de competências que são trabalhadas ao longo de toda a vida, no entanto, listamos aqui as principais a serem otimizadas durante a infância. São elas:

Foco

Recebemos diversos estímulos simultaneamente, embora nem todos sejam realmente importantes para o momento. Trabalhar a habilidade cognitiva referente ao foco é o que ensinará a criança a se concentrar na execução de uma tarefa, assimilando exatamente o estímulo necessário para concluí-la sem a interferência de outros.

Inibição

Por outro lado, precisamos de habilidades cognitivas treinadas o suficiente para ignorar os demais estímulos que recebemos e não são úteis para aquela situação — ou que são completamente desnecessários. Isso porque aquele mesmo estímulo essencial para a execução da tarefa pode também despertar impulsos de distração e bloqueio da criatividade, e por isso devem ser controlados.

Atenção dividida

Ainda no âmbito da concentração, outra habilidade cognitiva muito relevante é a atenção dividida, que permite que possamos desempenhar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Essa competência exige que o desenvolvimento cognitivo seja muito preciso na infância, já que diferentes partes do cérebro devem estar ativas e em total concordância para coordenar execução de cada ação sem provocar nenhum conflito intelectual ou motor.

Tempo de resposta

O tempo de resposta se trata da habilidade cognitiva responsável por processar um estímulo e reagir ou responder com fluidez e coerência. O tempo de reação depende diretamente das condições na qual somos submetidos ao estímulo, como a facilidade de percebê-lo e distinguí-lo dos outros, para só então assimilar a resposta adequada.

Memória

A memorização é uma das habilidades cognitivas mais mencionadas na educação infantil e possui subdivisões, tendo como destaque a memória contextual, a memória de trabalho, a memória não verbal e a memória a curto prazo. Cada uma serve para armazenar diferentes informações em espécies de classificações que vão desde as recordações permanentes ao longo dos anos até aquelas que são revisitadas apenas para a execução de uma atividade.

Percepção auditiva

Dentre as habilidades cognitivas que colaboram para o campo social, a percepção auditiva auxilia a distinguir e identificar os sons e captar informações, uma função essencial para a construção da linguagem. Antes do nascimento do indivíduo tal capacidade pode começar a ser aprimorada, pois o bebê é capaz de escutar a voz da mãe e adotar sons familiares para se sentir seguro quando estiver no ambiente externo, por exemplo.

Como ocorre o desenvolvimento cognitivo?


Acompanhar o crescimento e desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças é crucial, compreendendo o tempo e individualidade de cada um.

As competências citadas acima fazem parte do desenvolvimento cognitivo, que por sua vez se consolida com o crescimento e o amadurecimento do organismo da criança. Em razão disso, treinar as habilidades cognitivas é a estratégia mais eficaz de impulsionar cada uma dessas capacidades.

É na escola que são empregadas metodologias específicas para alcançar bons resultados em cada uma das habilidades cognitivas de acordo com a faixa etária dos alunos. Porém, vale ressaltar que, embora existam parâmetros científicos e educacionais que determinem um ritmo de desenvolvimento cognitivo esperado em cada idade, o aprendizado não é idêntico para todos os indivíduos e pode ter leves atrasos ou vantagens de pessoa para pessoa.

No entanto, acompanhar o amadurecimento das habilidades cognitivas serve ainda para detectar quando houver qualquer distúrbio que possa prejudicar o progresso do pequeno — como um problema de aprendizagem ou dificuldade social — e que necessite de tratamento médico e/ou assistência especializada dos educadores.

Como a família pode trabalhar as competências cognitivas das crianças?


A família é um importante aliado no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos pequenos, seja ajudando em uma tarefa escolar, como em uma simples conversa.

Como já sabemos, pais, mães e responsáveis precisam participar ativamente da educação da garotada para que o interesse pelos estudos seja natural e mais proveitoso. A pedagogia afetiva também é uma ótima ferramenta para que os alunos abandonem aquela ideia antiga de que estudar é tedioso e cansativo.

Para trabalhar as habilidades cognitivas a parceria entre família e escola se torna ainda mais importante, pois somente quem tem um convívio próximo e diário com os pequenos consegue observar com mais atenção as diferentes fases do desenvolvimento infantil.

Abaixo listamos algumas atitudes que os responsáveis podem aderir para encorajar os filhotes com atividades propícias para melhorar as competências cognitivas:

Auxiliando com lições escolares

Todas as atividades orientadas pelos professores são agregadoras para conhecimentos científicos e gerais, mas também para as habilidades cognitivas. No lar, quando não há supervisão do educador, é dever da família prestar o auxílio necessário para que a criança possa resolver as lições de casa propostas da maneira correta e igualmente enriquecedora.

Promovendo dinâmicas educativas

As dinâmicas são aliadas das habilidades cognitivas, uma vez que colocam as funções motoras e intelectuais para trabalharem em conjunto. Além disso, aprender brincando é uma forma de despertar o interesse da garotada e aproveitar um tempo de qualidade com os pequenos misturando lazer e educação.

Incentivando a leitura

Ler bem e com fluidez é um dos resultados do desenvolvimento das habilidades cognitivas e serve ainda como estímulo para outras capacidades, como a criatividade, a empatia e a comunicação. A leitura colaborativa é uma atividade simples, mas que conquista a atenção dos alunos dentro da sala de aula e também pode ser praticada em família e com os coleguinhas.

Apostando em cursos infantis

Os cursos extracurriculares infantis ajudam a estimular outras funções que talvez não sejam tão bem exploradas no ensino básico. Aulas de dança, de música, de esportes e de idiomas são as mais recomendadas para crianças e adolescentes, pois reforçam as habilidades cognitivas e completam o tempo livre na semana dos pequenos com atividades produtivas.

Conversando com os pequenos

O diálogo deve ser um hábito indispensável na família, afinal, é por meio dele que os pais podem perceber como anda o desenvolvimento cognitivo das crianças, buscar alternativas para solucionar as dificuldades e aprimorar o que já estiver dando certo. Pergunte sempre o que foi aprendido na aula, como foi o passeio, como o menor se sente naquele dia etc.

3 benefícios de uma capacidade cognitiva bem desenvolvida

Não são poucos os benefícios que seu filho poderá desfrutar treinando sua capacidade cognitiva com profissionais qualificados — incluindo a detecção e diagnóstico precoce em casos de transtornos neurobiológicos. Entretanto, três deles ganham destaque e proporcionam não apenas uma infância mais saudável, como também uma vida adulta mais produtiva e com qualidade. Abaixo elencamos esse trio de vantagens:

Conquista da autonomia

As mesmas habilidades cognitivas que permitem que seu filho aprenda a amarrar os cadarços sozinho são responsáveis também por torná-lo mais confiante, independente e com a autonomia necessária para cuidar de si quando o papai e a mamãe não estiverem perto — como na sala de aula ou em um passeio escolar, por exemplo.

No futuro, toda essa autonomia servirá para que o jovem adulto consiga traçar metas e ir em busca dos seus objetivos de vida. E, claro que com isso outras competências são despertadas, como a proatividade e a resiliência — ou seja, características que todos os pais amam ver nos seus pequenos, não é mesmo?

Equilíbrio nos relacionamentos

As habilidades cognitivas que aperfeiçoam a comunicação cumprem um papel muito importante para os relacionamentos sociais. Com a linguagem e a interpretação mais assídua, não sobra espaço para mal entendidos, decisões precipitadas e conflitos que poderiam ser evitados com um bom diálogo — situações que precisam ser precavidas ao máximo na infância.

E essa é uma vantagem que pode ser notada no âmbito pessoal e profissional, o que significa que todos os ambientes de interação social se tornarão mais leves e harmoniosos — a verdadeira chave para quem procura por mais qualidade de vida e bem-estar, seja no relacionamento com a família, seja no dia a dia com o chefe.

Bom desempenho profissional

A capacidade de executar com eficácia as mais diversas tarefas, administrar o próprio tempo e saber organizar o raciocínio de acordo com a lógica do trabalho com certeza fazem o profissional ter um desempenho melhor e mais qualificado, um dos pontos mais desejados pelos adultos que buscam treinar suas habilidades cognitivas.

No entanto, este comportamento de responsabilidade e comprometimento pode começar logo na infância, com um aluno dedicado aos estudos e curioso em aprender. Essas qualidades costumam ser naturais em muitas crianças, mas o ideal é que elas sejam ainda mais estimuladas pelos educadores e familiares — especialmente quando o pequeno não é tão aplicado em suas tarefas.

Deu para entender bem melhor o que são e para que servem as habilidades cognitivas, certo? Agora, com essas informações em mãos, papais e mamães poderão ficar muito mais atentos ao desenvolvimento dos seus pequenos e proporcionar uma experiência de aprendizagem rica e proveitosa, sempre em parceria com os profissionais certos.

E na Red Balloon você pode encontrar esses profissionais. Com mais de 50 anos de experiência no ensino de inglês para crianças e adolescentes, nossa instituição oferece uma metodologia personalizada para que seu filho conquiste a fluência no idioma, além da autoconfiança e da segurança que precisa para explorar novos desafios pelo mundo. Clique aqui para acessar o site e encontrar nossa unidade mais próxima da sua casa!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!