Como as fases da criança se relacionam com o aprendizado

>

23 de outubro, 2019

A partir dos 12 anos de idade, o ser humano entra na adolescência e se torna capaz de aprender qualquer coisa. Porém, antes dessa idade, as diversas fases da criança são as responsáveis pelo desenvolvimento de suas habilidades de acordo com o passar do tempo. Ou seja, analisando cada estágio da vida é possível entender, por exemplo, que uma fórmula de Bhaskara não poderia ser compreendida por alguém com menos de 11 anos.

Isso nos traz dúvidas como: para a criança aprender uma nova língua é preciso esperar até que ela saiba ler? Será que um criança entende que está sendo egoísta aos 5 anos? Estes questionamentos podem ser sanados ao conhecer é compreender os aprendizado de cada fase infantil, onde pais e educadores precisam acompanhar os diferentes períodos para entender quando exigir mais ou aguardar um tempo antes de inserir determinadas atividades na rotina do pequeno.

É importante ressaltar que alguns questionamentos infantis só surgem aos 7 anos, mesmo que muitos façam perguntas já entre o seu 4º e 5º aniversário. E sabe por que? Pois o seu filhote ainda não havia observado o mundo como neste momento, logo, é fundamental respeitar seu tempo de aprendizagem, tendo o conhecimento das diversas fases da criança para que você saiba educá-lo corretamente e estimular sua capacidade intelectual e cognitiva em cada momento.

A Red Balloon está sempre ao lado de mães e pais que querem proporcionar um melhor desenvolvimento para a garotada. E pensando nisso, criamos um manual completo para que você entenda as distintas fases da criança e descubra o que o seu filho está apto para aprender em cada uma. Vamos lá?

Afinal, quais são as fases da criança?

As fases da criança são divididas em 3 períodos bem distintos, sendo a primeira até os 2 anos de idade, a segunda até os 7 e a terceira até os 12. Mas dentro de cada etapa existem avanços anuais significativos, que devem ser considerados por educadores e, principalmente, pelos pais.

A linguagem é a principal habilidade e a grande responsável pela aprendizagem das demais aptidões. Ela começa a se desenvolver desde o nascimento, mas somente aos 3 a criança possui um vocabulário mais vasto para se comunicar. Nesse momento, suas competências vão aumentando e a sua memória já possibilita reter mais informações, além de conseguir estruturar frases. Ou seja, este é o momento ideal para incluir aulas extracurriculares de idiomas e de música, por exemplo.

Aos 8 anos, os pequenos entram em um novo momento da sua educação, quando já distinguem o real do imaginário e entendem um pouco mais as comparações. Em resumo, eles têm mais noções de espaço e volume, e assim conseguem realizar alguns raciocínios mais complexos.

Para facilitar ainda mais o seu entendimento, a seguir detalhamos as fases da criança, explicando como as habilidades são desenvolvidas em cada estágio e, consequentemente, o que o seu filho é capaz de aprender e como isto acontece.

Sensório-motor: de 0 a 2 anos

Nessas primeiras fases da criança, a evolução é muito grande, pois é quando ela começa a conhecer as coisas, perceber sensações, desenvolver o caminhar e reconhecer familiares e outras pessoas fora do seu círculo comum.

É um período em que, sem dúvidas, o pequeno precisa de acompanhamento constante. Além disso, neste momento ele só pode compreender o que vê, toca ou sente, e por isso é tão difícil pedir para que encontre um brinquedo que não está à vista, por exemplo. Para uma criança dessa idade, é como se o que ela não pode ver ou sentir não existisse. 

Vale frisar ainda que este é um dos motivos dos choros constantes ao perder a mãe de vista, uma vez que se não está em seu campo de acesso é porque “a mamãe sumiu”.

Pré-operatório: 2 a 7 anos

As fases da criança que acontecem dentro do período de 2 a 7 anos são chamadas de pré-operatórias. Elas refletem o momento em que a garotada começa a aprender coisas novas, aceitando o que lhes é ensinado e a desenvolvendo o pensamento representativo.

Isso quer dizer que os pequenos já são capazes de compreender a realidade e coordená-la com seus pensamentos, além de entenderem como brincar de “faz de conta” e como separar a fantasia do que acontece na realidade à sua volta.

Dos 2 aos 3 anos

Em seu desenvolvimento físico, aqui a criança começa ter mais coordenação motora, descobrindo como manusear uma colher ou um lápis e como controlar suas necessidades de ir ao banheiro. No aspecto emocional, demonstra suas alegrias e frustrações de maneira bem ativa, e é neste momento que as birras ficam mais evidentes.

Aqui o pequeno melhora a sua sociabilidade e passa a imitar algumas ações dos adultos, conseguindo ficar mais tempo longe da mãe, interagir com outras crianças e ouvir histórias.

Dos 3 aos 4 anos

O desenvolvimento físico da criança dos 3 aos 4 anos é super notável: ela pula e corre tendo domínio de seus movimentos, pode pedalar um triciclo, sabe segurar o xixi e já consegue comer sozinha, iniciando assim a independência para muitas atividades.

Agora o seu filho já é capaz de compreender o que ouve e fazer seus próprios discursos. Usa-se muito a imaginação e sabe até mesmo dizer qual é o seu nome, a sua idade e o seu sexo.

No aspecto emocional, começa a entender os seus limites e a desenvolver alguns medos, como receio de algum bicho, inseto ou personagem, por exemplo. Aqui ele terá dificuldades em partilhar os brinquedos, mas passa a interagir melhor em grupos e possui interesse em agradar os adultos.

É importante lembrar que, como citado acima, nesta fase da criança é indicado iniciar o aprendizado de outras línguas, pois este é o momento em que a memória pode guardar mais informações e se tem muita facilidade de desenvolver outros idiomas que jamais serão esquecidos na vida adulta.

Dos 4 aos 5 anos

Dos 4 aos 5 anos, a criança já consegue vestir-se sozinha, mas para escovar os dentes e tomar banho ainda é necessário um pouco auxílio.

Em seu vocabulário existem entre 1.500 e 2.000 palavras, portanto é comum que converse bastante e que a sua fala já esteja bem aprimorada, com o uso de todas as consoantes e frases bem estruturadas. O uso de símbolos e desenhos são frequentes — imitando personagens de desenhos animados — e entende-se com total clareza a diferença entre fantasia e realidade.

Além disso, o ser humano nesta idade gosta de estar entre amigos e desenvolve alguns colegas imaginários. Por conta da criatividade em expansão, é normal que sofra com pesadelos. Então, se o seu filhote acordar assustado durante a noite, apenas acalme-o, frisando que tudo não passa de um sonho.

Dos 5 aos 6 anos

Dos 5 aos 6 anos, além das vestimentas, a criança já cuida de sua higiene pessoal sozinha e começa a escolher o que vai comer, aceitando uma variedade maior de alimentos.

Sua linguagem é fluente, usa plurais e tempos verbais de forma correta, conhece números, cores e também tem noção de tempo, distinguindo o ontem, o hoje e o amanhã.

Nesta fase, os menores se tornam menos egoísta, dividindo coisas e esperando a sua vez de brincar.  A curiosidade está mais aflorada e os porquês são mais elaborados. Ou seja, é aqui que surgem dúvidas como: “De onde vêm os bebês?”.

Dos 6 aos 7 anos

A partir dos 6 anos de idade, a criança começa a compreender as coisas que não fazem parte da sua realidade. Por isso, é nesta fase que ela é introduzida ao alfabeto e à matemática.

Também é um momento de maior descoberta do gênero e das diferenças entre as genitálias de cada sexo. É comum ainda que neste estágio os meninos se apeguem mais às mães e as garotas, aos pais.

Vale explicar que dos 2 aos 7 anos, os seres humanos acreditam que os acontecimentos existem em sua função. Ou seja, pensam que o sol nasce para que acordemos e se põe para dormimos, e não que isso seja algo natural. Existe ainda algumas confusões sobre medidas e quantidades, mas começam a ter noções práticas de certo e errado. Em resumo, apesar de já se ter desenvolvido muitas habilidades, ainda se têm bastante a conhecer.

Operatório completo: 8 a 12 anos

A última das fases da criança é entre os 8 e 12 anos. Este é o momento em que se começa a desenvolver o raciocínio lógico, e é por isso que entendem aulas de ciências e geografia com mais facilidade na escola — além, é claro, da matemática começar a fazer mais sentido. Afinal, quantidades, dados e proporções são mais claros agora.

As regras da sociedade passam a ter propósito e a pessoa nesta idade sabe julgar o que é correto ou não. É aqui também que a criança dá vida a seu ego e superego, além de desenvolver a autoconfiança e a autoestima.

Neste estágio, a interação com outras crianças é muito importante, pois a criança está começando a desenvolver sua identidade enquanto parte de um grupo social. 

Operatório completo a partir dos 12 anos

Dos 12 anos em diante, o processo de amadurecimento é constante. A pessoa deixar de ser criança, surgem os primeiros sinais de atrações físicas, a empatia pelo outro faz parte do dia a dia, consegue aprender com a experiência de outros seres e analisa pontos de vista para formar suas opiniões — além, é claro, de iniciar o desenvolvimento das bases para a vida adulta.

Como você pôde perceber, o processo de aprendizado em cada uma das fases da criança é gradual e evolui de acordo com a idade. Mas é importante ter em mente que podem haver variações entre um indivíduo e outro e o acompanhamento de educadores e médicos pediatras é fundamental para garantir e acompanhar a evolução das habilidades.

Quer saber mais sobre desenvolvimento infantil? Baixe agora nosso e-book Desenvolvimento e aprendizagem infantil: um guia completo para pais e mães e aprenda ainda mais sobre as diferentes fases do seu filho. 

E agora que você já sabe como um novo idioma faz toda a diferença na rotina dos pequenos a partir dos 3 anos, que tal incluir a língua mais importante do mundo nas atividades do seu filho? A Red Balloon é uma escola de inglês especializada em crianças e jovens. Nós entendemos a importância de respeitar as fases da infância e da adolescência, e adaptamos a metodologia de ensino para garantir que cada aluno aprenda de maneira natural.

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!

0
1
0
1
2
0
2
0
0
0
0
0