Dramatização infantil: benefícios do teatro para crianças

>

A dramatização infantil — ou melhor dizendo, a prática do teatro para crianças  —, traz muitas vantagens para o desenvolvimento da criança. Afinal, teatro é arte, além de uma maneira de quem está no palco se comunicar com o mundo. 

A Red Balloon sabe da importância em investir no futuro de um filho e como as atividades extracurriculares impactam positivamente no crescimento do ser humano — por isso criou formas lúdicas de ensinar inglês, unindo o aprendizado do idioma com as vantagens do teatro para criança, ponto que falaremos mais abaixo —, e hoje elaborou um guia completo com todos os benefícios que a dramatização infantil traz para os menores a curto e longo prazo. Vamos lá?

6 vantagens da dramatização infantil e da prática do teatro

Nos bastidores — e também dentro e fora das aulas —, os benefícios da dramatização infantil vão além, sendo uma ferramenta excelente para o autoconhecimento desde cedo, a diversão, o desenvolvimento social, a organização, a memória e o aperfeiçoamento na forma como o indivíduo se expressa. Ou seja, são inúmeros os proveitos obtidos por aqueles que se praticam a atividade.

E assim como todas as demais experiências, começar a fazer teatro quando criança é muito importante para o desenvolvimento cognitivo do pequeno em vários âmbitos da vida — como já citado acima — e para que tal hobby traga uma rotina saudável que pode se estender até a fase adulta, já que é nessa idade que as memórias se tornam base principais para a formação do caráter e dos hábitos que nos acompanham no futuro.

Engana-se quem pensa que o teatro para crianças não envolve preparo tanto físico quanto psicológico, afinal, assim como qualquer atividade extracurricular, a dramatização infantil possui diversos fatores importantes para o crescimento do pequeno, tornando-se um ser único, criativo, com consciência corporal e multicultural.

E caso você ainda esteja em dúvida se vale a pena inserir essa técnica no dia a dia do seu filhote, já podemos adiantar que os benefícios do teatro para crianças incluem diversas autonomias que você verá ao longo dos anos. Quer saber quais são elas? Então, olha só:

  1. Trabalha a postura e a apresentação corporal

Durante as aulas de teatro, o pequeno aprenderá que falar com o corpo é extremamente necessário para que a história tenha sentido. Afinal, na vida real quando estamos com raiva, tristeza ou apaixonados, por exemplo, nosso físico também se comunica, e para que a atuação funcione, é necessário consciência e expressão corporal para a atuação funcionar. 

Ou seja, quando falamos de teatro para crianças, sabemos que este ponto acresc

Trabalha a postura e a apresentação corporal

Durante as aulas de teatro, o pequeno aprenderá que falar com o corpo é extremamente necessário para que a história tenha sentido. Afinal, na vida real quando estamos com raiva, tristeza ou apaixonados, por exemplo, nosso físico também se comunica, e para que a atuação funcione, é necessário consciência e expressão corporal para a atuação funcionar. 

Ou seja, quando falamos de teatro para crianças, sabemos que este ponto acrescentará desenvoltura para conhecerem novos ambientes, socializar e até mesmo vencer a vergonha, tópico que falaremos em detalhes mais adiante.


Traz autoconfiança para falar em público

Além de incentivar as crianças a falarem no tom certo e na altura adequada, a dramatização infantil também trará muita confiança para conversas em público. 

Quem foi uma pessoa tímida — que mesmo com muito conhecimento sobre uma causa não tinha trejeito social para se posicionar — sabe como é importante dispor de métodos para se comunicar bem. Afinal, todo indivíduo precisa acreditar no que fala, colocar as palavras da forma correta e até mesmo contar uma história envolvente para prender a atenção, seja em uma roda de amigos ou para se dar bem em uma entrevista de emprego.

Melhora a memória

Sabemos que guardar falas longas para serem reproduzidas na frente de um número grande de pessoas é algo extremamente difícil. O nervosismo pode ser um vilão e apagar as memórias naquele momento, por exemplo, e por esse motivo o teatro para crianças ensina como armazenar as informações de maneira adequada no cérebro e expandir o campo de recordações.

Além disso, a dramatização infantil reforça técnicas para driblar a ansiedade e o medo perante os espectadores — algo que será levado por toda a vida, inclusive na hora das provas escolares e do vestibular. 

Ah, e os ganhos não não param por aí, pois quando adulto, o “ator mirim” conseguirá assimilar informações de um projeto facilmente e apresentá-lo de uma maneira bem mais simples e dinâmica para chefes, parceiros de trabalho ou funcionários.

Reforça o interesse pela literatura 

Muitas peças e ensaios protagonizados por crianças são adaptações de livros infantis famosos, como aqueles eternos clássicos de princesas, bruxas e jovens perdidos em reinos mágicos. E dentro de uma prática de dramatização infantil, a criança deve se aprofundar no papel em sua dramatização, o que significa ler ou conhecer obras que falem sobre o cenário e a personalidade a serem abordados. 

O resultado? Um aumento no número de histórias que seu filho irá ler por ano, além de poder preencher a bagagem do pequeno com muito mais conhecimento cultural e social — e o melhor: tudo isso por vontade própria, graças aos estímulos dados pelos professores de um curso de teatro para crianças.

Estimula o trabalho em grupo

Mesmo que um espetáculo seja feito apenas em monólogos, ele envolve toda uma produção atrás dos panos. Tratando-se de dramatização infantil, pouquíssimas peças serão apresentadas dessa forma, ou seja, o trabalho junto com muitas crianças e mentores é necessário para que tudo corra bem e com harmonia. 

Isso estimulará que o seu filho — desde cedo — trabalhe em grupo de uma maneira profissional e com empatia. Além de, é claro, ser um método divertido de assimilação ao lado dos amigos, o que nem parecerá um aprendizado e sim um hobby.

Incentiva uma vida mais saudável

É comprovado que a garotada que gosta de fazer teatro e aprecia todas as tarefas que ele engloba, desenvolvem-se melhor nas áreas da cognição e da comunicação, além de aperfeiçoarem aspectos físicos e psicológicos. Sim, a atividade motora e o teatro para crianças são interligados, 

já que exercícios teatrais e ensaios podem muitas vezes ser mais físicos e, diferente do que muita gente imagina, dá pra suar muito em uma aula de teatro!

Essa prática estimula a preocupação com a imagem no sentido de criação de personagem, figurinos, maquiagem… As crianças adquirem essa consciência corporal ao longo dos ensaios e criação de personagens e cenas. 

Vale frisar também que praticando a dramatização infantil os pequenos ganham muita consciência corporal e ficam mais ativos, pois os ensaios e as peças fazem com que os baixinhos passem mais tempo em pé, longe dos games e do sofá, e em constante movimentação das mãos, braços e pernas.

Dramatização infantil e o impacto positivo no processo criativo

Os trejeitos, o figurino, o modo de falar… Todos esses detalhes envolvem a criatividade das crianças dentro da dramatização infantil, e é necessário que o responsável pela peça dê esse voto de confiança para as mesmas, pois só assim a produção e a personificação do papel acontecerão de maneira natural e tranquila, fazendo com que o andamento do projeto, os ensaios e até a entrega final ocorram sem maiores problemas.

Isso evita que o espetáculo fique totalmente metódico e robótico, onde o público acaba perdendo o interesse durante a exibição.

E como o teatro para crianças desperta a criatividade, vale levantar dados sobre os benefícios que este aspecto traz para fora dos palcos. Ser uma pessoa com tato para criação ajuda na hora de escrever redações na escola e no vestibular, e até mesmo permite encontrar soluções para sair de situações corriqueiras do cotidiano. 

Além disso, dependendo da área que seu filho quer seguir profissionalmente — como tecnologia, marketing, publicidade, arquitetura, jornalismo e moda, por exemplo —, ser inovador é uma qualidade essencial para o sucesso na carreira.

Teatro para crianças e o aperfeiçoamento da linguagem

Saber se expressar de maneira eloquente e de acordo com as normas gramaticais vigentes — entre outras necessidades de interpretação e de leitura sem erros —, embora sejam importantes em qualquer área de trabalho e de estudo, poucas pessoas sabem como fazê-las bem. Quando existe o conhecimento da língua, pode faltar a entonação correta, ou seja, falar bem é não deixar o nervosismo transparecer.

E claro que estar em um contato direto com o público e com outras pessoas faz com que a criança tenha interesse em novas palavras e em se comunicar melhor e de forma mais persuasiva e profissional, afinal, estamos falando de um entretenimento que deve ser divertido tanto para aqueles que assistem quanto para aqueles que atuam, certo? 

Portanto, saiba que ao fazer teatro o seu pequeno estará curtindo e desenvolvendo aptidões que se manterão presentes até a fase adulta, sendo chaves valiosas para a área profissional, amorosa e pessoal, pois a comunicação é a base de toda ligação humana.

No caso de crianças muito tímidas, com a dramatização infantil elas aprenderão a se soltar mais e a não terem tanto receio na hora de expor suas ideias. Ou seja, saberão falar abertamente sobre sentimentos e vontades. E esses são pontos que muitos responsáveis deixam de lado, mas que fazem toda diferença no futuro, já que uma vida muito reservada gera ansiedade e medo de não ser aceito(a) pelos demais.

Dramatização infantil e a língua inglesa: conheça o Drama Class

Sabendo de todas as vantagens que a dramatização infantil traz, a Red Balloon — escola de inglês para crianças e jovens de 3 a 17 anos, que desenvolveu uma metodologia de ensino totalmente exclusiva e eficaz de acordo com cada caixa etária — criou dentro da sua grade de estudos o Drama Class, onde o aluno aprende a língua inglesa junto com o teatro. Incrível, não é mesmo? 

Aqui os benefícios da atividade estendem-se para o desenvolvimento de uma nova língua, incluindo a memorização de palavras no dialeto, a comunicação com a pronúncia correta e, claro, o contato semanal com a turma, que poderá render belas amizades e muita interação entre a garotada da mesma idade. 

Para saber mais sobre os cursos e diferenciais da Red Balloon, agende uma visita na unidade mais próxima de você. 

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!