Culinária infantil: 6 dicas para cozinhar com crianças

>

Quem gosta de cozinhar sabe como essa atividade pode ser relaxante e ao mesmo tempo divertida, não é mesmo? E a boa notícia é que para as crianças a culinária infantil é capaz de proporcionar os mesmos prazeres e ainda educar.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira este manual completo que a Red Balloon preparou para você.

Antes de mais nada, é importante reforçar que cozinhar com crianças não é nenhuma missão impossível — ainda que alguns cuidados precisem ser tomados. A grande surpresa por trás de táticas para incentivar “pequenos chefs” dentro de casa é que você pode se impressionar com a habilidade dos pequenos na hora de ajudar no preparo de um prato delicioso para a refeição em família. 

A seguir, vamos mostrar como a culinária infantil pode ajudar no aprendizado e no desenvolvimento dos seus filhos, além de darmos uma lista de receitas fáceis e gostosas para você e o pequeno arrasarem no fogão. Mãos à obra?

O papel da culinária na educação infantil

A culinária para crianças é capaz de despertar diversos sentidos simultaneamente, como o paladar, o olfato e a visão, por exemplo. Além disso, com todos os pontos de consciência corporal bem ativos e a atenção completamente voltada para a receitinha, os pequenos conseguem captar muitas informações e processá-las com facilidade.

Sendo assim, enquanto seus filhos encaram a atividade como uma brincadeira, você pode usar a culinária infantil para introduzir diversos assuntos pertinentes e de extrema importância para o desenvolvimento.

Ficou confuso? Nós te explicamos.

Cozinhar com crianças faz parte de planos educativos

Em muitas instituições de ensino a culinária com crianças já é prática recorrente e se encaixa dentro das aulas de uma disciplina ou até mesmo ganha um evento completo para aperfeiçoar determinado conhecimento utilizando a cozinha como cenário.

A culinária infantil também facilita bastante na adoção de um estilo de vida alimentar mais saudável. Ou seja, além da conscientização sobre a importância de uma dieta equilibrada, cozinhar com crianças garante que elas estejam ingerindo a quantidade ideal de nutrientes em cada fase da infância.

4 benefícios da culinária infantil

A culinária para crianças possui inúmeros benefícios para o desenvolvimento saudável dos pequenos.

Já deu para notar como a culinária infantil ensina os pequenos a cuidarem da própria saúde desde cedo, certo? Mas essa não é a única vantagem de cozinhar com crianças.

Então, se você quer mais motivos para começar a convidar a garotada para preparar alguns pratos especiais em casa, veja abaixo quatro benefícios de dividir o fogão com os pequenos:

1. É uma atividade interdisciplinar

Matemática, línguas, biologia e até geografia. Essas são algumas das disciplinas que podem ser trabalhadas com a culinária infantil e um dos motivos pelos quais as escolas têm apostado tanto nesse formato de ensino mais dinâmico com os alunos.

Além disso, cozinhar com as crianças ajuda a tratar de temas da rotina que acabam tendo menos espaço nas aulas convencionais.

Porém, o que poucos pais sabem é que preparar receitinhas também ajuda a fortalecer algumas habilidades sociais e comunicativas — aliás, há quem considere a gastronomia uma forma de arte e expressão humana.

Assim, alguns conceitos como o trabalho em equipe, a organização pessoal e os deveres sociais podem ser explorados durante a elaboração das comidas pelos pequenos.

2. Ensina sobre sustentabilidade

A cozinha é umas das maiores responsáveis pela grande produção de lixo no mundo e pelo alto índice de desperdício de alimentos próprios para consumo. A culinária infantil deve abordar esse problema, mostrando a importância de aproveitar corretamente cada ingrediente.

Além disso, o ensino da separação das embalagens plásticas, metálicas e de vidro, também é importante para as crianças e ajuda a reduzir a produção do lixo e amenizar os danos causados no meio ambiente por conta do descarte incorreto de materiais que poderiam ser reciclados.

3. Estimula funções motoras e cognitivas

A culinária infantil também estimula as funções motoras e cognitivas das crianças.

Como mencionamos, a culinária infantil aguça os sentidos das crianças e as deixa em estado de plena atenção, facilitando o aprendizado. Dessa forma, inúmeras funções cognitivas são trabalhadas, como:

  • raciocínio lógico e ágil;
  • paciência;
  • concentração;
  • memorização.

A função motora, uma das mais desenvolvidas na infância, é outra que ganha com a culinária para crianças.

Não se assuste se nos primeiros dias na cozinha o seu filho ficar um pouco perdido com os utensílios e causar uma pequena bagunça no ambiente. Com o tempo, as mãozinhas vão ganhando habilidade e aprendendo a manusear cada peça com bastante agilidade.

4. Proporciona mais momentos em família

Cozinhar com crianças exige cautela, orientação e supervisionamento, mas ainda assim o momento pode ser leve, descontraído e gerar muitas lembranças boas em família. Afinal, com a culinária infantil é possível aproximar os laços entre pais e filhos, compartilhar gostos e preferências sobre os alimentos e criar pratos exclusivos da família.

Esse contato familiar é fundamental para o desenvolvimento na infância. A troca de conhecimentos e sensações colabora para a formação da inteligência emocional, alivia os sintomas de estresse e ainda estimula a criatividade.

Por isso, nós afirmamos que a culinária infantil é uma ótima estratégia de ensino para ser usada juntamente com outros métodos pedagógicos dentro e fora da sala de aula.

Aprendendo inglês na cozinha

A interdisciplinaridade da culinária infantil também pode ser uma ferramenta útil para o ensino do inglês. O vocabulário usado na cozinha permite que as crianças descubram novas palavras e associem pronúncias e significados, além de conhecimentos próprios de um nativo — o que tornará uma futura experiência internacional muito mais fluida e proveitosa.

Pensando nisso, a Red Balloon realiza periodicamente um evento exclusivo para a culinária infantil, o “Be a Chef!”. Na ocasião, os alunos podem praticar o inglês e conhecerem um pouco mais sobre a diversidade cultural e gastronômica de outros países, tudo de forma natural, divertida e muito saborosa.

E para quem quer treinar as habilidades do idioma em casa, livros de receitas em inglês ou episódios dos programas de culinária estrangeiros são algumas sugestões para complementar o aprendizado. E, claro: o material de apoio fornecido pela escola de inglês também não pode ser deixado de lado.

6 receitas para cozinhar com crianças

Se você quer introduzir a culinária infantil na rotina dos pequenos e incentivá-los a colocar a mão na massa, o ideal é sempre apostar em receitas saudáveis e fáceis de preparar. Portanto, aproveite a ideia para reduzir o consumo de industrializados e aumentar o uso de produtos naturais, combinado?

Para começar bem, selecionamos seis pratos deliciosos e nutritivos que empolgarão ainda mais na missão de cozinhar com as crianças. Dá uma olhada:

Hambúrguer saudável

Ingredientes: 

  • 400g de carne moída;
  • 4 colheres (sopa) de farinha de aveia;
  • 1 colher e meia (chá) de sal;
  • meia cebola pequena ralada;
  • 1 xícara (chá) de abobrinha ralada.

Rendimento: 12 unidades

Modo de preparo:

Convide a criançada para misturar todos os ingredientes até ganharem uma consistência homogênea. Feito isso, peça-os para modelarem 12 hambúrgueres, enquanto você unta uma forma com azeite para acomodar as unidades.

Leve ao forno por 30 minutos à 180°. Após os primeiros 15 minutos, vire as carninhas e aguarde o tempo restante. Depois, é só servir com pão integral, salada e os acompanhamentos que preferir.

Salgadinhos de queijo

Cozinhar com crianças é um momento para aprender, se divertir e soltar a imaginação no preparo das receitas.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • meia colher (chá) de fermento químico em pó;
  • meia colher (chá) de sal;
  • meia xícara (chá) de manteiga sem sal;
  • 200g de queijo mussarela ralado;
  • 1 ovo.

Rendimento: 60 unidades

Modo de preparo:

Com a ajuda da criança, misture todos os ingredientes — exceto o ovo — até conseguir uma textura homogênea. Adicione 4 colheres de sopa de água gelada para a massa ganhar umidade. Feito isso, despeje-a em uma forma retangular forrada com plástico filme, cubra e leve para o refrigerador por 30 minutos.

Após o tempo indicado, retire a mistura da forma juntamente com o plástico filme e apoie em uma bancada para esticá-la com um rolo de massas. Corte em tamanhos médios e permita que as crianças façam os desenhos e formatos que desejarem, como estrelas, círculos, triângulos etc.

Depois de moldados, pincele as unidades com o ovo levemente batido, asse em forno à 180° por 15 minutos e, então, é só degustar.

Salada colorida

Ingredientes:

  • 4 folhas de alface picadas;
  • 1 cenoura ralada;
  • 1 pepino em palitos;
  • 1 beterraba ralada;
  • meia xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio;
  • 6 ovos de codorna cozidos.

Rendimento: 4 porções

Modo de preparo:

Antes de chamar seus filhos para montar os pratinhos de salada colorida, atente-se em cortar todos os ingredientes nos tamanhos desejados.

Cada um pode dispor os vegetais em uma ordem variada para decorar sua porção e em quantidades diferentes de acordo com seu gosto. Para temperar e finalizar, utilize um pouquinho de sal e azeite.

Docinho de abóbora

Ingredientes:

  • 50g de abóbora pescoço ralada;
  • 1 xícara (chá) de suco de maçã integral;
  • 1 pitada de canela em pó;
  • 2 cravos-da-índia;
  • 4 colheres (sopa) de coco ralado.

Rendimento: 2 porções

Modo de preparo:

Acrescente todos os ingredientes em uma panela — exceto o coco ralado — e deixe cozinhar por 10 minutos ou até a abóbora amolecer. Retire do fogo, misture o coco ralado e deixe na geladeira até ficar bem geladinho.

Para servir, use tigelinhas coloridas de sobremesa para deixar a refeição ainda mais divertida.

Viu só como a culinária infantil pode trazer diversos benefícios para os pequenos e ainda divertir a família inteira com os preparos na cozinha?

E não esqueça: o ensino do inglês também se encaixa quando o assunto é fogão, assim como todas as outras dicas que a Red Balloon sempre traz para você e para os seus filhos aqui no blog!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!

1
2
0
0
4
0
2
0
0
0
4
0