Como organizar a rotina doméstica com os filhos

>

Ter filhos envolve responsabilidades que vão além de planejamento financeiro e preocupação com a educação e a saúde dos pequenos. Afinal, para ser pai e mãe presentes é preciso considerar também questões cotidianas, como organizar a rotina doméstica e separar horários para todas as atividades, incluindo cozinhar, limpar a casa, trabalhar, ter momentos de lazer a sós e também com a criança, e ainda ensinar e estar atento(a) ao dia a dia escolar. Ou seja, tudo deve estar na sua agenda para que os hábitos não fiquem descoordenados e a vida se transforme em um verdadeiro caos. 

E embora uma parceria entre a escola e os responsáveis seja necessária para que a criação seja mais eficiente, algumas vezes os pequenos ficarão em casa mais do que esperado — como durante as férias, feriados ou até mesmo em imprevistos sociais. E o que fazer nestes casos em que a garotada precisa de atenção, mas a vida adulta também exige mais dos pais? 

A Red Balloon trouxe um guia completo com soluções para facilitar o seu dia a dia, além de dicas práticas que lhe ensinarão como organizar a rotina doméstica com os filhos em casa. Vamos lá? 

4 dicas para organizar a rotina doméstica e pessoal 

É comprovado que um filho seguirá o exemplo dos pais, e não o conselho. Então, se você quer aprender a organizar rotinas, comece aplicando as dicas abaixo no seu próprio dia a dia, sempre priorizando assumir suas próprias responsabilidades domésticas e pessoais. 

Uma maneira de fazer isso e servir como inspiração para os filhotes é deixando seus afazeres enumerados em locais visíveis da casa. Assim o pequeno saberá quando você está em horário de reuniões importantes de trabalho, qual o cardápio semanal das refeições e o mais importante: o período em que os pais estarão à sua disposição para brincadeiras, para estudarem juntos ou para assistirem um filme. Afinal, mais importante do que simplesmente gastar a energia da garotada é ter momentos marcantes em família, não é mesmo?

Abaixo elencamos conselhos profissionais de como organizar a rotina doméstica quando os menores estão em casa, e já adiantamos que todas as dicas são simples e fáceis de inserir desde já:

Planeje sua rotina pessoal diária e a do seu filho separadamente

Uma das grandes reclamações de mães e pais é a falta de tempo com a presença das crianças fora da escola. Em razão da demanda que os pequenos exigem de atenção e também cuidados, é fundamental ter um olhar para o que eles estão fazendo pela casa para não ter imprevistos e acidentes — mesmo nos horários comerciais e de trabalho.

Assim, a melhor maneira de ter um tempo a sós para descansar, curtir com o(a) parceiro(a) ou praticar seus hobbies é sabendo como organizar a rotina doméstica envolvendo todos os indivíduos da casa em conjunto, além de um planejamento apenas para o seu filho e outro para você separadamente. Isso fará com que você tenha uma visão ampla das atividades da criança e consiga moldar sua agenda em cima desse cronograma.

Ou seja, se o pequeno acorda às 9h, uma boa solução é colocar o despertador para às 7h e nessas duas horas extras focar no trabalho, na ginástica ou em outros exercícios que exija sua capacidade plena.

Divida as responsabilidades entre todos da casa

Até mesmo crianças pequenas de 3 ou 4 anos conseguem realizar tarefas simples, como colocar os pratos na mesa, as roupas na máquina de lavar ou organizar seus brinquedos. E uma das maneiras de entender como organizar a rotina doméstica de maneira eficiente, sem estresse e não se sobrecarregando é dividindo todos os afazeres entre os familiares.

Sabemos que nem sempre podemos contar com uma rede de apoio, como avós, babás e outros colaboradores do lar, então a solução está em todos que moram sob o mesmo teto terem suas tarefas para contribuir para o dia a dia da casa — e isso inclui uma rotina para as crianças, acrescentando pequenas atividades do lar também a elas.

E para evitar a grande carga mental que fica para um dos adultos da casa — já que muitas vezes a família não cumpre com suas responsabilidades proativamente e é preciso lembrá-los a todo momento, o que causa desgaste emocional —, a dica é criar uma lousa ou cronograma em papel com as obrigações de cada um e deixar na parede da sala.

Liste seus afazeres em categorias de urgência

É normal não dar conta de tudo e não devemos ficar frustradas(os) por isso. Uma maneira de entender como organizar a rotina doméstica e realocar atividades quando o dia estiver cheio é colocando prioridades nas tarefas. 

Por exemplo, cozinhar é essencial e deve estar em número um, mas se as roupas coloridas estão disponíveis na gaveta mesmo com algumas na máquina, pode estar com o “número três” na ordem de urgência. Dessa forma a sua rotina não ficará tão pesada e cheia de afazeres, e você também não precisará de um dia com 48 horas para conseguir dar dar “check” em todas as tarefas.

Ah, e mesmo que uma prioridade categorizada como “número dois” não seja concluída naquele dia, ela pode ser marcada como “prioridade um” no dia seguinte e você nunca perderá de vista o que deve ser feito com urgência e nem esquecerá nenhuma atividade profissional, pessoal, doméstica e familiar.

Não procrastine, mas esteja preparada(o) para imprevistos

Os momentos de lazer devem estar inclusos na agenda ou no planner para que o horário de almoço não estenda mais do que o necessário com você assistindo aquele desenho preferido junto com o seu pequeno — ou até mesmo inventando algum bolo de brigadeiro em cima da hora. Por isso, organização e responsabilidade são extremamente úteis quando a rotina muda e as crianças estão em casa.

Porém, apesar de muito planejamento você deve estar preparada(o) para os imprevistos, pois, mesmo seguindo este manual de como organizar a rotina doméstica com a máxima atenção, algumas coisas podem sair do controle e nestes casos a resiliência é sua aliada. 

Crianças caem, objetos da casa quebram, fora mil situações estressantes tão comuns na vida dos responsáveis. Então, não se desespere caso perca alguns minutos resolvendo problemas que não estavam em seu planejamento, basta ir até a sua agenda e relocar o que pode ser realizado no dia seguinte, enumerando novamente as emergências dentro deste novo cenário.

Truques para você organizar a rotina dos filhos

Agora que você já sabe como escrever a sua planilha com as atividades de trabalho, afazeres domésticos e momentos com o seu parceiro(a) e com o seu pequeno, chegou a hora de aprender como organizar a rotina dos filhos, com truques para uma rotina infantil mais proveitosa.

E embora isso pareça impossível ou ineficaz, saiba que crianças pedem por horários e disciplina mesmo em feriados, férias ou situações que elas estão em casa, ok?

Mantenha a rotina escolar mesmo sem aula

Tirar um dia ou outro para dormir e acordar mais tarde, tudo bem, pois organizar a rotina dos filhos não deve ser um fardo. Porém, mesmo nas férias ou outros momentos em que as crianças estejam em casa, deixar seus filhos deitarem em qualquer horário, por exemplo, fará com que a volta às aulas seja ainda mais traumática, além de desregular totalmente o momento correto das refeições, banhos, brincadeiras e estudos. Por isso, mantenha o ritmo escolar mesmo que a criança esteja muito dias em casa.

Pode parecer difícil no começo, mas fará bem também para você colocar os passos de como organizar a rotina doméstica em prática — já que saberá exatamente o horário que o menor acorda, dorme e fica brincando nas telas ou com outros games, podendo assim aproveitar esses momentos para conversar com um cliente, trabalhar e até mesmo faxinar usando produtos químicos mais restritivos, como cloro e álcool, que não podem ser colocados em contato com as crianças.

Incentive seu filho a ser organizado

É de pequeno que se aprende como organizar a rotina doméstica quando adulto. Então, incentive seu filho presenteando-o com planners e agendas, deixando que ele escreva — com o seu auxílio primeiramente — as responsabilidades do dia para que aos poucos esse planejamento faça parte da vida do menor.

Até mesmo para os que não sabem escrever existem agendas com adesivos que indicam o horário de dormir, de comer e de outras atividades. Portanto, esse pode ser um ótimo mimo para dar ao seu filhote.

Combine horários e incentive-o a cumprir

Se o seu filho tem dificuldade em lhe ajudar nas etapas de como organizar a rotina doméstica, combine trocas favoráveis para que ele passe a enxergar vantagem em ter uma rotina. Você pode oferecer incentivos como permitir que jogue videogame ou fique no tablet por mais tempo, ou ainda comer o seu doce preferido depois do jantar, por exemplo.

Sabemos que é frustrante abrir mão em algumas decisões, porém até mesmo os adultos realizam tarefas cansativas em seus projetos visando o ganho financeiro, certo? Então, que tal beneficiar seu pequeno de alguma maneira para que ele sinta-se entusiasmado em ter horários, responsabilidades e uma rotina infantil?

Conte com a ajuda da internet

Criança em casa significa pais atentos 24 horas por dia. Então, antes de pensar em como organizar a rotina doméstica, tenha em mente que deixar o seu filho ligado no smartphone, no videogame ou assistindo filmes que não acrescentarão em seu conhecimento é uma péssima ideia. 

Para substituir os jogos, invista no apoio virtual, mas com conteúdos de qualidade, como canais do YouTube com histórias infantis ou aulas divertidas de teatro ou línguas. Afinal, existem diversos perfis nas redes sociais que oferecem aprendizado junto ao lazer para crianças de todas as idades.

A Red Balloon, por exemplo, é uma escola de inglês para crianças e jovens e que sabe que a garotada pode — e deve — continuar aprendendo em qualquer local e momento, inclusive dentro de casa. Na didática da instituição existem indicações de livros e de atividades que podem ser feitas sozinhas no lar ou até mesmo em conjunto com os responsáveis. Quer coisa melhor do que vê-lo se divertir e ainda falar um novo idioma?

Organizar a rotina infantil e da casa é demonstração de cuidado

Um dos principais papel dos pais, além de amar e cuidar, é preparar as crianças para serem adultos responsáveis e resilientes. Então, ensiná-lo como organizar a rotina doméstica pode parecer uma tarefa chata e insignificante, mas saiba que reconhecer os esforços da criança nesse momento com certeza refletirá em sua personalidade futuramente quando ele(a) precisar seguir sozinho sem sua presença.

Além disso, toda mãe e pai merece ter uma vida tranquila e com momentos exclusivos para si, mesmo com a grande demanda de tempo e de atenção que os pequenos exigem quando estão mais tempo em casa. Porém, não se esqueça: com planejamento, incluindo toda família para auxiliar nos afazeres domésticos e separando as atividades em ordem de prioridade, é possível alcançar dias sem estresse, longe da sobrecarga mental e até mesmo com mais união entre os integrantes do lar. Então, coloque nossas dicas em prática e viva melhor!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!