Certificado Cambridge: o que é, como funciona, qual a importância?

>

Se você está estudando inglês ou se seu filho está aprendendo esse idioma, provavelmente já ouviu falar em algum momento do certificado Cambridge. Mas você já parou para pensar sobre o impacto que ter essa certificação exerce nos dias atuais? De fato, há muitas razões pelas quais fazer o exame pode ajudar na vida, nos estudos ou na carreira de seu filho.

O certificado Cambridge permite que um estudante de inglês ingresse no ensino superior, melhore as oportunidades de emprego e, graças ao seu reconhecimento global, proporcione a oportunidade de estudar e trabalhar no exterior.

Desde os jovens estudantes até os profissionais interessados em entrar no mundo dos negócios, existe um exame para atender às necessidades específicas. Para conhecer mais sobre o que é o certificado Cambridge, as vantagens de tê-lo e como conquistá-lo, continue a leitura do artigo de hoje.

O que é o certificado Cambridge?

A Universidade de Cambridge é uma das instituições mais prestigiadas do mundo, inclusive, quando o assunto são os certificados de proficiência em inglês. Com isso, o certificado Cambridge é o mais tradicional e reconhecido atestado de domínio da língua inglesa no mundo todo.

De modo geral, o certificado Cambridge é uma qualificação de idioma que prova que seu detentor possui as habilidades linguísticas para viver, estudar e trabalhar independentemente em um país de língua inglesa.

Obter tal certificado mostra ao mundo que seu titular dominou o inglês em um nível excepcional. A certificação é reconhecida por milhares de instituições de ensino, empregadores, governos e outras organizações em todo o mundo.

Portanto, passar no exame e conquistar o certificado Cambridge significa que se tem o nível de inglês necessário para estudar e trabalhar em um ambiente acadêmico ou profissional no nível sênior, por exemplo, em um programa de pós-graduação ou mesmo doutorado.

Por que o certificado Cambridge é tão valorizado?

O exame é realizado pelo comitê de avaliação de idiomas da Universidade de Cambridge, um instituto de pesquisa de línguas reconhecido em todo o mundo. O foco da certificação está na vida real, no ambiente de trabalho e nas habilidades de comunicação para o estudo.

Além disso, todos os exames estão alinhados com os padrões internacionais de avaliação de idiomas do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFRL, na sigla em inglês), o padrão internacional para descrever a capacidade linguística das pessoas.

QUER ENTENDER MELHOR SOBRE OS NÍVEIS DE FLUÊNCIA EM INGLÊS? CONFIRA NOSSO INFOGRÁFICO!

Dessa forma, a preparação para a certificação Cambridge ajudará a melhorar o domínio do idioma em suas habilidades variadas e em seu uso demandando para lidar com situações do mundo real, em contextos diversos.

Vantagens do certificado Cambridge

Os exames de proficiência foram criados a fim de fornecer uma medida padrão para as habilidades linguísticas. Sendo assim, a principal vantagem do certificado Cambridge é que ele ajuda a avaliar o nível de inglês atual e o que ainda é preciso fazer para alcançar o objetivo esperado.

Em um mundo globalizado, mais e mais pessoas estão escolhendo viver, trabalhar e estudar em outro país. Naturalmente, o inglês é o principal idioma internacional e o processo de mudança para o exterior é muito mais fácil quando se consegue demonstrar compreensão e domínio sobre o idioma.

Uma certificação Cambridge no currículo fará com que seu filho se destaque da multidão, pois não só mostrará que ele tem esse excelente nível de inglês oficialmente, como também demonstrará seu esforço, sua força de vontade e determinação, valores que não passarão despercebidos por potenciais empregadores.

Vale ressaltar que os certificados Cambridge são até mesmo utilizados na Europa, na Austrália, nos Estados Unidos e no Canadá para o registro de vistos. Outro diferencial é que, diferentemente de outras certificações, a Cambridge não tem validade determinada – exceto exames IELTS, que é uma outra modalidade de teste. 

Que tipos de certificados Cambridge existem?

Os diferentes tipos de certificados existentes permitem ao aluno conhecer o seu nível de domínio e dedicar mais tempo às habilidades exigidas nos critérios de avaliação. A estrutura dos exames é revisada a cada dez anos.

A seguir, você conhecerá mais sobre os principais exames disponíveis para os brasileiros.

1. A1 Starters

Este é o primeiro nível certificado pela Cambridge. Ele é voltado para estudantes mais jovens, que estão começando a aprender o idioma. Esse teste engloba o básico de assuntos familiares e expressões iniciais em inglês.

Ele é bastante positivo para ajudar a dar mais confiança à criança que está aprendendo inglês, estimulando-a a melhorar ainda mais suas habilidades no novo idioma.

A2 Key

A certificação Key é um exame que avalia a capacidade de usar o inglês para se comunicar em situações simples. O exame testa a leitura, escrita, audição e fala. Neste nível, seu filho saberá se comunicar em situações familiares e com expressões básicas, além de compreender textos simples em inglês.

Essa certificação é o pontapé inicial para outros exames de nível superior, tais como o B1 Preliminary ou o B2 First.

2. B1 Preliminary

O Preliminary é um exame da língua inglesa que atesta nível básico de domínio do idioma. Ele prova que se tem o inglês prático para ser aplicado em situações comuns do dia a dia, e que se consegue comunicar com falantes nativos.

Nesse nível, o estudante poderá ler livros ou artigos simples e escrever textos ou fazer anotações em uma reunião, por exemplo. Ele cobre todas as principais variedades do inglês – inclusive o americano e o britânico.

3. B2 First

A qualificação B2 First certifica que o estudante possui as habilidades necessárias para viver e trabalhar de forma independente em um país de língua inglesa ou para estudar em cursos ministrados em inglês.

A qualificação garante que seu detentor escreve inglês de forma clara e detalhada, expressando opiniões e diferentes pontos de vista. Vale salientar que, no Brasil, instituições como a Fundação Dom Cabral e a Universidade de São Paulo aceitam esse nível de certificação como atestado de habilidades em inglês. 

4. C1 Advanced

Mais de 9 mil instituições de ensino, empresas e departamentos governamentais ao redor do mundo aceitam o C1 Advanced. Essa certificação confere ao aluno alto nível no aprendizado de inglês.

Com essa certificação, é possível se comunicar efetivamente em um nível gerencial e profissional, participando de reuniões no local de trabalho ou fazendo seminários acadêmicos, por exemplo. Os exames de certificação oferecidos aqui na Red Balloon podem comprovar até esse nível avançado de proficiência. 

5. C2 Proficiency

A certificação C2 Proficiency demonstra que se dominou o inglês em um nível excepcional. Isso mostra que seu titular tem total fluência em língua inglesa.

Desse modo, passar nesse exame significa que se tem o nível de inglês necessário para estudar e trabalhar em um ambiente acadêmico ou profissional, por exemplo, em um programa de pós-graduação ou doutorado.

Como tirar um certificado Cambridge?

O certificado Cambridge é emitido pela Cambridge English Language Assessment – também conhecida como Cambridge Esol -, responsável por elaborar os exames de proficiência em inglês e maior fornecedora mundial de qualificações. 

No entanto, existem centros autorizados pela instituição ao redor do mundo, inclusive no Brasil, que estão capacitados para funcionar como extensões da universidade. Isso permite que brasileiros possam fazer as provas de forma remota em seu próprio país. Cabe ressaltar que, mesmo quando a prova é realizada em outro país, ela segue sendo desenvolvida e corrigida na própria Universidade de Cambridge.

Para realizar o exame, é preciso pesquisar o centro autorizado mais próximo da residência, fazer a inscrição, pagar a taxa e aguardar a data para a prova.

No entanto, antes do exame, é importante estar, de fato, preparado. É fundamental escolher uma boa instituição de ensino de inglês para aumentar as chances de aprovação no certificado Cambridge.

O ensino de inglês na Red Balloon e a preparação para o Certificado Cambridge

Os cursos de idiomas da Red Balloon são referências no ensino de inglês. Todos os alunos são avaliados de acordo com o CEFRL e apresentam 90% de aprovação nos exames de Cambridge. Além disso, a Red Balloon é um centro interno para aplicações dos exames Cambridge. 

Na Red Balloon, os alunos começam no nível básico (Basic User), passam para independentes (Independent User) e concluem seus estudos como proficientes da língua (Proficient User).

Ao longo do curso, os estudantes a partir de 9 anos da Red Balloon podem testar seu nível de idioma por meio dos exames de Cambridge A1, A2, B1, B2 e C1.

Por isso, dizemos que na Red Balloon seu filho aprende inglês para a vida inteira. Em nossas escolas, adotamos modernas metodologias de ensino-aprendizagem, sempre trabalhadas de modo contextualizado e estimulando o interesse genuíno e a participação ativa dos alunos nas atividades propostas, de modo a tornar a experiência e o conhecimento ainda mais significativos. 

Ainda, na Red Balloon, as aulas são compostas por tarefas que estimulam o estudante a utilizar o idioma em situações diárias e práticas, como será exigido pela certificação Cambridge e pelo mundo real ao longo de sua vida.

Outro diferencial é que os professores utilizam uma ampla variedade de recursos de aprendizado e materiais oficiais de capacitação para exames, de modo a treinar os alunos com as habilidades linguísticas necessárias para se prepararem para qualquer exame de proficiência.

E esse é um cuidado extra bastante vantajoso para, desde os primeiros contatos com a língua inglesa, ir preparando gradativamente seu filho para a certificação. Além da preparação técnica, esse contato contínuo permite que ele também sinta-se mais seguro, confiante e menos ansioso para realizar o teste, o que pode ser decisivo para seus resultados.

Como vimos, ao fazer o exame para o certificado Cambridge, é possível avaliar o nível em diferentes qualificações, podendo melhorar cada vez mais as habilidades em inglês e investindo em um bom futuro acadêmico e profissional para seu filho.

Gostou das dicas de hoje sobre o certificado Cambridge? Quer receber mais materiais como esse? Então, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. Além disso, você pode continuar a leitura e aprender mais sobre a Cultura Maker – um dos pilares da metodologia Red Balloon. 

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre o assunto com nosso infográfico “Como são medidos os níveis de fluência em inglês“!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!