Hey there! Você sabe por que se comemora o dia das artes?

No artigo de hoje, vamos falar sobre esse assunto, afinal, quem é que nunca “pintou o sete” na infância, não é mesmo!?

A arte é uma das formas mais primitivas de expressão humana. Você se lembra das aulas de História? Os primeiros registros artísticos foram as pinturas rupestres. 

Aliás, as mais antigas que encontramos até hoje são de 73.000 anos antes de Cristo, datadas do Período da “Pedra Lascada” ou Período Paleolítico, a Era mais antiga da Pré-História.

Pensando nessa data tão importante — o dia das artes (12 de agosto) —, escrevemos este post para ressaltar a importância dessa forma de expressão, apresentar algumas dicas para os pais e, ainda, alguns termos artísticos em inglês para afinar mais o seu dicionário e o dicionário dos seus filhos.

Vem com a gente?

No dia das artes, lembramo-nos da importância da expressão artística no desenvolvimento infantil

Expressar-se por meio da arte é uma das primeiras coisas que aprendemos a fazer na vida. Dos rabiscos nas paredes aos cadernos de colorir que ganhamos nas escolas, somos instruídos a dialogar por meio das cores, formas, texturas, brilhos e tantos outros elementos.

De fato, a expressão artística possibilita uma ponte entre o cognitivo e o afetivo por meio de uma única ação. No caso das crianças pequenas, essa verdade é ainda mais certa, já que elas são ainda mais espontâneas e se comunicam por meio de brincadeiras.

Nutrir a arte na educação infantil é promover possibilidades e liberdade às crianças atentando-se à reação delas no momento das atividades, observando o processo como recurso e explorando os seus potenciais de criação para que esta venha a colaborar na aprendizagem.

Dicas para incentivar a criatividade das crianças no dia das artes

Sabemos que nem todos os jovens precisam de incentivo, mas sempre é bom saber como agir caso seja preciso oferecer algum tipo de estímulo.

Experiências, experiências e mais experiências

A mente humana precisa de estímulos, para isso, ela precisa de repertório. Crianças são curiosas e interessadas por natureza, portanto, aproveite!

Dançar, tocar instrumentos musicais, montar quebra-cabeças e atuar em peças de teatro são ideias de como aguçar a mente criativa dos pequenos. Aliás, quanto mais experiências se tem nos primeiros anos de vida, melhor.

Ofereça mais contato com a natureza

Um estudo intitulado “Buenos Días, Creatividad”, realizado na Espanha, apontou que espaços naturais concedem mais estímulos à criatividade das crianças do que parques artificiais. Interessante, não é!?

Ambientes orgânicos amplos são excelentes estimulantes para brincadeiras espontâneas e, ainda, conferem uma grande diversidade de fauna e flora, ótimos para o aprendizado e a criatividade dos seus filhos.

Apresente o jovem a pessoas e culturas diversas

Quanto mais diversidade conhecemos, mais a nossa mente se expande e mais repertório de vida temos.

Segundo estudos publicados na Scientific American, revista norte-americana de divulgação científica, coabitar com a diversidade cultural, racial e religiosa pode contribuir para o desenvolvimento da inteligência e criatividade humana.

Além disso, veja como colocar a criatividade das crianças em prática nesse dia das artes!

3 atividades intelectuais e artísticas para as famílias fazerem juntas

As famílias são o seio intelectual e moral das crianças, e todo o tipo de atividade realizada nesse coletivo é essencial para isso.

Confira a nossa lista de sugestões:

1. Pintura

Começamos o artigo falando sobre ela e não poderíamos deixar de dar essa dica aqui. A pintura é uma das manifestações artísticas mais puras, e, como você bem deve saber, existem variados estilos para provar isso.

Com as crianças em casa, as coisas podem ser mais leves e práticas.

Vocês podem fazer pinturas com carimbo, por exemplo. Para isso, basta separar os objetos que vocês querem imprimir por aí, uma folha de árvore, o formato de algum brinquedo ou um estêncil. Separe boas tintas e uma parede livre da casa para a diversão e comece a aventura.

Da mesma forma, vale testar a pintura com canudos, esponjas, pincéis, tecidos ou sprays. Tudo o que a imaginação de vocês permitir é válido.

2. Teatro

Que tal encenar algumas histórias? O legal do teatro é que vocês podem se caracterizar, customizar a casa e até os animais — com cuidados e limites, é claro!

Selecionem as histórias de fantasia que as crianças mais gostam; criem, juntos, o roteiro; realizem os ensaios; e apresentem para os vizinhos! Que tal?

Fazer uma peça de teatro é um excelente exercício não apenas de criatividade como também de organização, preparo e esforço coletivo!

Não se esqueçam de filmar para assistir no futuro.

3. Canto

Ao contrário do que se pensa, para cantar, você não precisa ter um dom. O canto é a prática de cordas vocais bem treinadas e há diversos exercícios que a família pode fazer.

Além de cantar, vale, também, chamar aquela pessoa que gosta de arranhar algumas notas no violão ou, mesmo, incentivar os pequenos a aprender a tocar algum instrumento. Já pensou nisso?

Falamos bastante, até aqui, de tudo o que a criatividade pode oferecer e como a família de vocês pode colocar tudo isso em prática não somente no dia das artes mas todos os dias do ano.

Vamos, agora, praticar um pouco nosso inglês?

Agora, em inglês: as principais palavras em inglês para incrementar o seu vocabulário no dia das artes

Anote e pratique as principais palavras para aprender inglês no dia das artes:

  • Pintar = To paint;
  • Desenhar = To draw;
  • Cantar = To sing;
  • Atuar = To act;
  • Tocar = To play;
  • Artesanato = Craftsmanship;
  • Tinta = Ink;
  • Giz de cera = Crayons;
  • Giz pastel = Pastel chalk;
  • Lápis de cor = Colored pencils;
  • Canetas Nankin = Nankin pens;
  • Folha de colorir = Coloring sheet;
  • Quadro para pintura = Painting frame;
  • Caderno = notebook;
  • Compasso = Compass;
  • Paleta de cores = Color palette;
  • Aquarela = Watercolor;
  • Tinta guache = Gouache ink;
  • Cola = Glue;
  • Pincéis = Brushes;
  • Tinta óleo = Oil paint;
  • Tesoura = Scissors;
  • Linha de costura = Sewing thread.

Agora, nós queremos saber: você gostou deste post? Vai colocar em prática alguma dessas dicas no dia das artes? Esperamos que sim! Se você está buscando mais dicas como essas que apresentamos, confira, também, o nosso artigo de atividades para fazer em família!