Melhores atividades para fazer em família e em casa!

>

16 de junho, 2021

Diante da pandemia global do novo coronavírus e do consequente isolamento, as famílias tiveram que ficar dentro de suas casas como medida de proteção. Dessa forma, surgiu a necessidade de buscar alternativas para reorganizar a rotina diária, visando passar por esse momento delicado da melhor forma possível. Por isso, as atividades para fazer em família são tão importantes neste período. 

Afinal, com os filhos isolados em casa, uma nova questão veio à mente dos pais: como garantir entretenimento e diversão na quarentena? Neste momento atípico e difícil, mais do que apenas passar o tempo, é necessário ter uma atenção e um cuidado especial com a saúde mental. 

Pensando nisso, nós, da Red Balloon, preparamos um conteúdo com dicas e sugestões de atividades para fazer com a família e em casa. Confira a seguir!

Atividades para fazer em família

Muito mais do que brincadeiras para fazer em casa com a família, este conteúdo visa apresentar atividades que possam aprofundar os laços afetivos entre os familiares, bem como propiciar momentos de descontração, deixando o estresse e a ansiedade de lado. A seguir, confira algumas sugestões que podem te inspirar na hora de escolher as melhores atividades para fazer em família:

Atividades manuais

Realizar trabalhos manuais, como desenhar e pintar mandalas, é um exemplo de atividade terapêutica que, além de proporcionar diversão, relaxa e desestressa o corpo e a mente. Isso porque quando estamos pintando ou desenhando, nosso cérebro desenvolve suas capacidades, aumentando o poder de concentração, a coordenação motora e a psicomotricidade, além de diminuir os níveis dos hormônios do estresse.

Para essa sugestão, você e seus filhos só precisarão de um papel ou uma tela e objetos de colorir, como lápis de cor, canetinhas e tinta guache. Nessa atividade, todos poderão sentar juntos ao redor da mesa e passar momentos tranquilos e prazerosos enquanto pintam e/ou desenham.

Montagem de quebra-cabeças

Montar quebra-cabeças é uma brincadeira que atua fortalecendo as conexões presentes em nosso cérebro, além de estimular a construção de novas conexões. Dessa forma, esse tipo de jogo auxilia a potencializar o funcionamento e a agilidade da mente, desenvolvendo o trabalho tanto do lado direito do cérebro quanto do esquerdo. 

Montar quebra-cabeças está entre as melhores opções de atividades para fazer em família, afinal, a pessoa melhora sua capacidade lógica, racional, criativa e artística.

Prática de exercícios físicos

Todo mundo sabe da importância de cuidar da saúde física e se manter ativo tem um papel fundamental nesse processo. Então, por que não incentivar toda a família a praticar atividades físicas em conjunto? 

Uma dica para que isso ocorra sem desculpas e preguiça é estabelecer horários fixos e demandas semanais. Por exemplo, propor treinos de segunda, quarta e sexta com duração de uma hora cada. Assim, a meta da semana seria de três horas semanais. 

Para pegar ideias de atividades para fazer em família, que envolvam a parte esportiva, a internet pode ser um ótimo caminho. Afinal, há diversas aulas oferecidas de forma gratuita. Acessando o YouTube ou fazendo o download de aplicativos de treino, por exemplo, você e seus familiares podem encontrar inúmeras possibilidades de ficarem mais unidos e saudáveis a partir de práticas fitness.

Além disso, para incentivar e motivar ainda mais a família, é possível criar desafios diferentes todas as semanas. É válido ressaltar, que a atividade física por si só já atua em uma frente importante: ela melhora os aspectos de saúde mental. Isso porque aumenta a liberação dos chamados “hormônios da felicidade” (dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina) e reduz o nível dos hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina.

Jogos interativos

Jogos de tabuleiro estimulam o raciocínio lógico e a imaginação.

Dentre as mais divertidas opções de atividades para fazer em família, estão os jogos interativos. Esse tipo de brincadeira em grupo auxilia no desenvolvimento dos aspectos cognitivos e sociais dos envolvidos. 

Os jogos de tabuleiro, por exemplo, por necessitarem do planejamento de estratégias para se chegar ao objetivo final, acabam por estimular o raciocínio lógico. Além disso, alguns jogos que envolvem competição demandam capacidades como observação, criatividade e leitura dos oponentes, sendo boas opções para estimular e promover novas habilidades.

Agora, aproveite e confira a seguir quatro exemplos de jogos interativos para fazer com a família:

1. Stop

O jogo do Stop é um clássico. Nele, se desenvolve as capacidades de interação, comunicação e agilidade de uma forma lúdica e saudável. Além disso, habilidades como raciocínio, memória e liderança são estimuladas. Embora o jogo tradicionalmente aconteça de forma individual, é possível fazer uma adaptação e dividir os membros da família em times, o que trabalha o pensamento em conjunto e também pode deixar a brincadeira mais divertida.

2. Mímica

Quem nunca jogou Imagem & Ação? Este é um exemplo clássico de jogo de mímica, o qual está entre os melhores no quesito socialização e interação. É importante destacar que a mímica no geral proporciona diversos benefícios, estimulando a melhora da percepção dos movimentos corporais, da imaginação, da criatividade, da concentração e da transmissão de emoções. Por isso, está entre as melhores atividades para fazer em família, afinal, ao mesmo tempo que une, entretém.  

3. Jogo da memória

O jogo da memória é uma brincadeira clássica que quase todo mundo já brincou alguma vez na vida. Ele pode ser jogado por todas as idades e proporciona benefícios importantes, como a melhora da concentração, memória e autoconfiança, bem como estimula o pensamento independente.

4. Baralhos infantis

Os jogos de baralhos infantis auxiliam na manutenção e no desenvolvimento do raciocínio e da lógica. Por exigirem atenção, observação e às vezes até agilidade, esses jogos são ótimas opções para desenvolver habilidades, bem como reunir toda a família, afinal, é possível montar times entre os familiares. 

Uma nota importante é de sempre conferir a idade indicada para cada tipo de jogo, respeitando também os limites e individualidades de cada familiar.

Sessão cinema em casa

Fazer uma pipoquinha e dar play na sua série ou seu filme favorito é uma delícia, né? Isso porque é uma forma de entretenimento focada em relaxar e curtir o título escolhido da maneira mais confortável possível. 

Por isso, essa indicação não poderia faltar entre as atividades para fazer em família: o momento sessão cinema! Então, escolha um filme ou série da preferência de seus familiares, prepare aquela pipoca e divirtam-se!

Leitura 

A leitura melhora a capacidade cognitiva, a criatividade e o senso crítico. Ler com seu filho é um ato de amor!

A leitura é uma das atividades mais importantes em qualquer fase da vida. Os benefícios da leitura são inúmeros: a melhora da capacidade cognitiva, de concentração e de memorização; o estímulo da criatividade, da imaginação e do senso crítico; e a ampliação do vocabulário e dos conhecimentos gerais. 

Quando a leitura se torna um hábito familiar, os benefícios são potencializados, pois desenvolve, nas crianças, um senso de lugar da leitura na rotina, o que estimula que seus filhos continuem lendo na vida adulta.

Dica: tente ler livros infantis em inglês com seus filhos. Assim, o momento é de diversão e de aprendizado!

Momentos na cozinha

A preparação de comidas faz parte do nosso dia a dia. Então, que tal se arriscar com seus filhos na cozinha? Preparar um bolo gostoso ou uma torta apetitosa pode ser um bom pontapé inicial para você e seus familiares se aventurarem no ramo culinário. Afinal, além de render alimentos gostosos, o que por si só já é uma motivação e tanto, cozinhar é uma ótima opção de atividade para unir toda a família.

Estreitando o vínculo familiar 

Mais do que apenas ideias de atividades para fazer em família dentro de casa, essas ações e brincadeiras citadas ao longo do texto funcionam como ferramentas para aprofundar os laços afetivos. Esses laços nos auxiliam a lidar com as diferentes situações impostas durante nossa vida, sejam elas adversas ou não. 

Por isso, priorize esses momentos em família, mesmo que em situações simples, como passar um tempo dando risada e assistindo algo. Cuide dos laços criados para que, assim, eles fiquem cada vez mais fortalecidos, independente de quanto tempo passe. Deste modo, todos irão se sentir mais amados, felizes e confiantes.

Conte também com a Red Balloon para oferecer as melhores metodologias, brincadeiras e programas para o desenvolvimento e o aprendizado da língua inglesa para os seus filhos.

Clique aqui e conheça a unidade mais próxima da sua casa!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!