Atividades para crianças: o que fazer em quarentena

>

Com a suspensão preventiva das aulas em escolas e cursos, pais e filhos estão reunidos em casa como forma de proteção. No entanto, com isso, tem-se o desafio de encontrar atividades para crianças com muita energia acumulada e impactadas pelo afastamento físico de seus amigos.

Nessa hora, é muito importante criar uma rotina para manter a criança ativa, unindo brincadeiras para fazer em casa, atividades de inglês para crianças, momentos de descanso, etc.

Então, se você está em busca de ideias de atividades para crianças para esse período de quarentena, veja nossas dicas a seguir.

Atividades para crianças: dicas de brincadeiras para fazer em casa

Neste período de quarentena, é muito importante que a criança tenha também momentos de lazer. Além de serem divertidas, as brincadeiras ajudam em diversas esferas do desenvolvimento e também auxiliam na aquisição de habilidades importantes para o futuro de seu filho, como cooperação, criatividade, empatia, entre tantas outras.  

Veja só algumas ideias para colocar em prática:

1. Fazer um “acampamento na selva”

Essa atividade para fazer em casa é divertida para os pequenos. Vocês podem utilizar lençóis presos entre cadeiras para criar barracas no meio da sala. Para simular o ambiente de floresta, vasos de plantas podem ajudar. Você pode utilizar áudios de sons da natureza (desde que não assustem a criança) para aflorar sua criatividade e para ela aprender mais sobre a natureza, os animais, etc.

2. Fazer uma gincana familiar

As gincanas familiares podem ser ótimas e divertidas atividades para fazer com os filhos. Elas proporcionam momentos descontraídos, lúdicos e de aproximação entre todos. Além disso, os pais podem organizar tarefas que também ajudem a desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, comunicação interpessoal, entre outras, enquanto todos se divertem juntos. 

A gincana pode ser uma espécie de “caça ao tesouro”, na qual quitutes podem ser escondidos pela casa para serem encontrados ao seguir pistas e desvendar mistérios, por exemplo.

Dica extra

Para mais ideias e inspirações de brincadeiras para fazer em casa, você pode baixar gratuitamente o Kit de sobrevivência para uma quarentena brincante, desenvolvido pela mãe e designer brasileira Estéfi Machado, com 40 brincadeiras DIY práticas e divertidas para aplicar com seus pequenos.

Também há o Cardápio de Brinquedos e Brincadeiras que oferece download gratuito de um guia com passo a passo para fazer brinquedos e ideias de brincadeiras indicadas para crianças de até seis anos. 

Ideias de atividades para fazer com os filhos durante a quarentena

Além das brincadeiras para fazer em casa, há diversas outras atividades para fazer com os filhos para mantê-los ocupados e ativos e para ter bons momentos em família. Confira algumas dicas:

1. Desenvolver atividades gastronômicas em família

A cozinha tende a ser um dos ambientes mais acolhedores das casas. Que tal aproveitar isso para estreitar laços afetivos e desenvolver habilidades nas crianças? 

Vocês podem pesquisar juntos novas ideias de receitas, os pequenos podem aprender e ajudar a higienizar os alimentos frescos e auxiliar em alguma etapa segura do preparo dos pratos. As crianças também podem ajudar a colocar a mesa de um modo diferente e criativo.

Ainda, que tal criar almoços ou jantares temáticos e fazer convite para todos irem bem arrumados para esses eventos de gala? O evento pode ser seguido de um divertido baile de máscaras confeccionadas por vocês.

2. Incentivar o gosto pela leitura

Como já vimos aqui no blog, incentivar a leitura dentro de casa é algo muito importante para a vida da criança. A verdade é que quanto antes ocorrer e mais prazeroso for o contato com o mundo da leitura, melhores serão as chances desse se tornar um gosto e um hábito para toda a vida.

Os benefícios desse hábito são diversos, incluindo o estímulo à habilidade criativa, o enriquecimento do vocabulário, a compreensão de seus sentimentos e o desenvolvimento de mecanismos para lidar com eles, entre tantos outros. 

Um estudo feito pela Universidade Estadual de Ohio demonstrou, por exemplo, que crianças que liam em casa com seus pais entraram para o jardim de infância tendo contato com cerca de 1,4 milhão de palavras a mais do que aquelas que não tinham esse hábito. 

Este momento de resguardo em casa pode ser uma boa oportunidade para trabalhar isso. Uma das estratégias primárias é que os pais tenham esse hábito. A criança aprende muito pelo exemplo. Se ela ver seu interesse pela leitura, ela poderá estar mais aberta a esse contato com os livros.

Fazer sessões de contação de histórias para os pequenos, ter momentos para lerem juntos, assistirem à adaptações cinematográficas de livros: todas essas são atividades com crianças em casa muito enriquecedoras e que irão proporcionar maior aproximação também entre pais e filhos.

Ainda, se seus filhos adoram utilizar smartphone e tablet, aproveite isso para fortalecer o hábito da leitura por meio de ebooks. Nesse período de quarentena, há várias plataformas que liberaram acesso gratuito a livros digitais infantis, tais como Kidsbook (Itaú Criança), L&PM e Amazon.

3. Criar divertidos ensaios fotográficos

Para criar momentos lúdicos, vocês podem montar cenários divertidos pela casa e fazer ensaios fotográficos criativos. Na internet, é possível encontrar várias ideias que renderão cliques divertidos, como utilizar a perspectiva para gerar imagens que parecem que você ou a criança foram colocados dentro de copos ou garrafas, que seu filho está dentro de seu calçado favorito, etc. Veja algumas ideias trazidas pelo TecMundo e pela Revista Bebê que podem ser adaptadas. 

 Além de serem atividades para fazer em casa bastante lúdicas, elas podem ajudar a despertar o interesse da criança para fotografia e outras técnicas e renderá registros únicos para serem compartilhados com seus amigos.

4. Aprender mais sobre sustentabilidade e estimular a criatividade da criança

Há várias atividades para crianças que, ao mesmo tempo que são divertidas, podem ajudar em diversos aspectos de seu desenvolvimento.

Pode-se aproveitar esse período de quarentena, por exemplo, para pedir a ajuda da criança para separar o lixo reciclável e, com ele, criar brinquedos e brincadeiras para fazer em casa.

As caixas de papelão, por exemplo, pode ser um recurso valioso. Neste guia do Catraca Livre, você pode ver ideias para utilizar as caixas para construir com seu filho casinhas, fantasias, jogos, entre outros itens.

5. Fazer tour virtuais por museus e pontos turísticos famosos

Outras ideias de atividades para fazer com os filhos maiores incluem tour virtuais. Você pode apagar as luzes da casa para criar um clima de atenção e imersão na atividade. Grandes museus e galerias de arte do mundo todo estão disponibilizando seus acervos e tour virtuais por exposições. 

Que tal conhecer os pontos turísticos mais famosos sem sair de casa? Essa é outra boa opção para fazer com as crianças. Por meio do aplicativo Google Arts & Culture, pode-se fazer passeios virtuais por monumentos, museus, etc. 

6. Exercitem-se!

Ficar em casa não deve ser sinônimo de ficar parado! Os exercícios físicos são importantes para manter a saúde do corpo e da mente. Há diversos recursos que podem ajudar nessa prática.

O canal do YouTube Cosmic Kids Yoga traz diversos vídeos de yoga para crianças – que podem ser feitos também pelo restante da família. O app GoNoodle também costuma agradar os pequenos. Ele conta com diversos jogos de movimento que podem ser facilmente executados. Um de seus destaques são as aulas de dança.

Atividades de inglês para crianças: garanta o aprendizado mesmo durante a quarentena

Para as crianças que estão aprendendo inglês, é importante não cessar o contato com o idioma nesse momento de quarentena. O aprendizado é um processo contínuo e que precisa ser estimulado constantemente. 

Assim, primeiramente, veja com a sua escola de idiomas quais são as atividades recomendadas para o período. Há escolas, como a Red Balloon, que estão disponibilizando diversos conteúdos e atividades interativas para garantir o aprendizado de inglês mesmo que a distância.

Além disso, veja outras práticas que podem ser adotadas:

1. Ouvir músicas em inglês

A música é um recurso valioso para aprendizado de uma segunda língua, especialmente no que diz respeito ao contato com novas palavras e expressões idiomáticas e à pronúncia do novo vocabulário. Além disso, ela estimula atividades mentais que são cruciais no processo de aprendizagem.

Assim, estimule seu filho a ouvir músicas em inglês. Diversas plataformas, como YouTube e Amazon Music, por exemplo, possibilitam que seja exibida a letra da canção que está sendo tocada, o que enriquece a experiência de aprendizado.

2. Ver desenhos e outros conteúdos com legenda e/ou áudio em inglês

Outra das atividades de inglês para criança que unem algo divertido ao aprendizado é fazer sessões curtas de cinema em casa com conteúdos sem áudio dublado. Se isso ainda não é um hábito, você pode ajudar na transição deixando o áudio dublado, mas ativando legendas em inglês. Logo será possível ouvir o áudio original para proporcionar uma imersão mais enriquecedora no idioma. 

3. Jogar Stop em inglês

Essa é uma das brincadeiras para fazer em casa para aplicar com os maiorzinhos. Nesse jogo tradicional, escolhem-se as categorias (como nome, cor, animal, objeto, etc.). Você pode escolhê-las de acordo com o tamanho do vocabulário da criança em inglês.

A cada rodada, todos escrevem em cada categoria palavras que iniciem com a letra escolhida até que a primeira pessoa a concluir fala “stop” e todos param de escrever. 

Essa atividade pode ser feita do jeito convencional (escrito com papel e caneta) ou utilizando aplicativos como StopotS, Stop!ei e Stop.

4. Faça visitas virtuais a zoológicos e reforce o vocabulário associado

Outra atividade para crianças em casa que estão aprendendo inglês que pode ser bem simples e divertida é realizar um tour virtual por zoológicos do mundo todo. Você pode pesquisar o vocabulário associado a animais, seus hábitos, etc., para incentivar o aprendizado da criança durante e após o tour.

Entre as opções com visitas virtuais, estão o Zoológico de Lisboa, o San Diego Zoo, o Cincinnati Zoo, o Atlanta Zoo, entre outros.

Gostou dessas dicas? Confira também nosso infográfico “Atividades para fazer em casa com as crianças“!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!