O papel do acompanhamento pedagógico na evolução dos aprendizados

>

24 de fevereiro, 2021

O acompanhamento pedagógico é uma competência fundamental nas melhores instituições de ensino, e saber que o seu filho conta com esse suporte oferecido pelos educadores e gestores pode fazer toda diferença para o aprendizado e o desenvolvimento do pequeno. E, para que você entenda com mais clareza como deve funcionar o acompanhamento pedagógico e compreender todos os seus benefícios, a Red Balloon preparou um manual completo sobre o assunto.

Antes de aprofundarmos o tema, é importante destacar que além de ensinar os conteúdos da grade curricular, professores, pedagogos e demais profissionais da educação infantil são preparados para algumas tarefas, como: estimular o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e físicas, identificar possíveis atrasos e dificuldades, e também auxiliar na recuperação dos déficits e lacunas causadas no processo de aprendizagem. 

Dessa forma, continue a leitura do guia e veja como o acompanhamento pedagógico deve atuar nessas áreas trabalhadas pelos profissionais da educação.

O que é acompanhamento pedagógico?

Realizado diretamente pelos educadores, o acompanhamento pedagógico é uma forma dos professores avaliarem de perto — e individualmente — o desempenho dos alunos, para assim fornecerem uma metodologia personalizada que atenda às necessidades de cada estudante tanto no âmbito do desenvolvimento infantil quanto no aprendizado.

E, vale lembrar que os alunos não são os únicos beneficiados pelo uso dessa estratégia, uma vez que conhecendo o comportamento, a realidade e a dinâmica de aprendizado dos seus pequenos, os professores também conseguem otimizar seu tempo de trabalho, atingir os objetivos de ensino com mais facilidade e melhorar o seu rendimento com a turma.

Contudo, para que o acompanhamento pedagógico funcione e seja uma tarefa leve e produtiva, é indispensável que a competência esteja incluída no plano de aulas e que ambos sejam bem estruturados para conciliar a grade curricular e o suporte aos estudantes sem sobrecarregar o educador — como mostraremos em detalhes mais a frente.

7 benefícios do acompanhamento pedagógico

Contar com o acompanhamento pedagógico especializado, de uma instituição de ensino de confiança pode ser um diferencial no aprendizado infanto-juvenil.

Embora a família nem sempre esteja atenta para a importância de contar com uma assistência especializada da própria instituição de ensino, o acompanhamento pedagógico proporciona incontáveis ganhos e pode até ajudar a evitar uma série de problemas e dificuldades no desenvolvimento da criança.

Para você compreender em detalhes, abaixo separamos sete benefícios que o seu filho poderá aproveitar dessa estratégia de ensino. Veja:

1. Identifica problemas no aprendizado precocemente

Não é nada incomum que somente após os primeiros anos escolares os pais consigam identificar problemas de aprendizagem e transtornos neurobiológicos nos pequenos. No entanto, com o olhar atento dos educadores pedagógicos, esses problemas podem ser percebidos cada vez mais cedo, facilitando o tratamento e aumentando as chances de reverter prejuízos no aprendizado.

2. Facilita a escolha da melhor metodologia

Atualmente, a pedagogia dispõe de diversas metodologias válidas e funcionais para cada situação do processo de aprendizagem. Com isso, depois de avaliar o rendimento e as características específicas dos estudantes, os professores podem escolher aquela que melhor se adequa às necessidades da turma e adaptá-la para cada aluno.

3. Intensifica o processo de aprendizagem

Por consequência, quando o professor acerta na metodologia de ensino e nas estratégias de avaliação e de engajamento da classe, o processo de ensino entra em um ritmo mais intenso, já que os alunos conseguem aprender com mais facilidade, demoram menos tempo até dominarem um conteúdo e podem aprender muito mais durante o mesmo período de aula.

4. Aumenta o desempenho escolar

O resultado final de um acompanhamento pedagógico bem realizado é o aumento no desempenho escolar individual e coletivo. Portanto, o suporte dos educadores deve abranger todos os alunos, desde aqueles que de fato possuem dificuldades ou necessidades especiais, até os estudantes que já alcançam boas notas, mas ainda podem melhorar o seu resultado.

5. Fortalece a autonomia do aluno

A insegurança é uma das grandes vilãs do aprendizado, e fortalecer a autonomia infantil pode ser a chave para que a criança volte a aprender e se desenvolver sempre mais. Assim, uma das principais funções do acompanhamento pedagógico é encontrar a causa da insegurança do pequeno e optar por soluções que amenizem esses pontos de fragilidade.

6. Aproxima o aluno e a escola

É essencial que o aluno tenha uma boa relação com a escola, especialmente com seus professores e colegas de turma. Essa relação pode ser construída por meio da pedagogia afetiva, contudo, quanto mais próxima à escola estiver dos seus estudantes e de seus familiares, mais saudável poderá ser essa troca de aprendizado e de conhecimento entre instituição e família.

7. Melhora a motivação para estudar

Todos os benefícios citados anteriormente são responsáveis por fazer com que o aluno mude sua visão em relação à escola e veja os estudos como algo prazeroso. Por isso, o acompanhamento pedagógico é importante para todos os estudantes, a fim de reduzir qualquer possibilidade de desinteresse ou falta de estímulo pelas tarefas escolares.

Como fazer um bom acompanhamento pedagógico?

Contar com a participação familiar no acompanhamento pedagógico é um importante passo de acolhimento e apoio no processo do aprendizado.

Como mencionamos no início deste manual, o acompanhamento pedagógico precisa ser bem estruturado para que possa atender a todos os estudantes sem deixar os educadores sobrecarregados. Logo, é papel da instituição como um todo elaborar e conduzir as estratégias de acompanhamento, aplicando as metodologias pedagógicas e analisando o resultado de cada uma delas no desenvolvimento das crianças.

Além disso, existem outros tópicos que auxiliam o professor no acompanhamento pedagógico, tornando o contato com a classe mais flexível e produtivo. E, para que você entenda melhor quais as ferramentas utilizadas pelos educadores para oferecer todo esse suporte, a seguir elaboramos uma lista com cada tópico. Dá só uma olhada:

Plano de aulas eficiente

Também já citamos a importância de um plano de aulas bem estruturado — isto é, com conteúdos programados para todo o ano letivo, atividades avaliativas dinâmicas, exercícios práticos e um bom diagnóstico do desempenho da turma coletiva e individualmente. E, tudo isso deve ser realizado sem fugir das ementas previstas na grade curricular.

Metodologias de ensino diversificadas

O professor precisa ter liberdade para diversificar sua metodologia de ensino a fim de evitar que aulas se tornem entediantes e para testar novas técnicas mais eficientes com seus estudantes. Isso inclui variar também nos recursos e tecnologias que são levados para a sala e para as atividades de casa.

Canais de comunicação extraclasse

E por falar em tecnologia, ela também deve ser usada como meio de comunicação entre a escola, os alunos e os familiares sempre que for necessário. Assim, o professor pode combinar dias e horários fora da sala de aula para que os estudantes e pais possam entrar em contato para tirar dúvidas ou pedir orientações — e é imprescindível sempre respeitar os horários permitidos para contato com o professor, ok?

Auxílio e participação familiar

Claro que os pais e responsáveis pela criança devem contribuir para o acompanhamento pedagógico. Na maioria dos casos, essa contribuição pode vir como uma ajuda com as atividades de casa ou mesmo fornecendo todas as informações solicitadas pela coordenação da escola no momento da matrícula.

4 formas de auxiliar o acompanhamento pedagógico

Para os pais que gostam de participar ativamente do desenvolvimento dos seus filhotes, há sempre algo a mais a se fazer pela educação e pelo aprendizado dos seus pequenos — e auxiliar a instituição com o acompanhamento pedagógico é uma das opções. 

Pensando nisso, selecionamos quatro formas fáceis e muito úteis de você contribuir com o papel dos educadores dos seus filhos. São elas:

1. Fique de olho nas atividades propostas

Tanto em casa quanto na escola, os pais devem estar por dentro das atividades propostas e acompanhar a realização de todas elas, ainda que a criança não peça ajuda para cumprir com seus deveres. Só assim é possível entender o plano de aula da escola e ver na prática como funciona o processo de aprendizado infantil.

Especialmente para as crianças que já possuem algum tipo de dificuldade de aprendizagem — mesmo que seja em uma única disciplina —, ter esse suporte e motivação familiar por perto reduz não apenas a insegurança, como possíveis bloqueios psicológicos criados pelo medo de errar e decepcionar os pais.

2. Participe dos eventos e reuniões pedagógicas

Marcar presença em todas as reuniões é fundamental. Porém, a única forma de estar realmente no acompanhamento pedagógico é participando ativamente dos encontros, tirando todas as dúvidas, respondendo às questões e as avaliações institucionais, e também conversando diretamente com os educadores sobre o desempenho do seu filho em cada disciplina.

A mesma dica vale para os eventos e confraternizações propostas pela escola. Esses são ótimos momentos de compartilhar experiências com a criança, formar memórias afetivas — importantíssimas para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais — e construir uma boa relação com a equipe da instituição.

3. Se conecte com a comunidade escolar

A comunidade escolar é formada por todos aqueles que de alguma forma estão inseridos no contexto da instituição — e por sua vez, sempre têm algo a compartilhar e a aprender. Portanto, não se limite a conversar apenas com os professores, expanda seus contatos e se conecte com outros pais de alunos, com os funcionários de outras áreas da escola e com os coordenadores educacionais.

E, claro, não deixe de alimentar o diálogo com os seus filhotes, buscando saber o que aconteceu durante as aulas, como eles estão se saindo nos últimos exercícios e como se sentem em relação à escola. Assim, a partir disso, os pais podem conhecer melhor os seus pequenos e até auxiliar os educadores no acompanhamento pedagógico, encontrando as metodologias de ensino mais eficientes.

4. Sempre busque instituições qualificadas

O papel do acompanhamento pedagógico é indispensável em qualquer modalidade de ensino, seja na educação infantil, em cursos extracurriculares ou mesmo no ensino fundamental e médio. Dessa maneira, não deixe de contar com as melhores instituições de ensino e com profissionais qualificados para oferecerem a formação que o seu filho merece.

Na Red Balloon, por exemplo, crianças de 3 a 17 anos estudam inglês com metodologias personalizadas e acompanhamento pedagógico para que se tornem fluentes na língua. Então, se você quer garantir que seu filho aprenda o idioma americano de forma 100% eficiente e garantida, clique aqui e conheça os cursos e programas da escola de inglês que é a nº 1 do país!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!