As 11 expressões em inglês usadas no dia a dia. Confira!

Se você pretende morar, viajar a passeio, ou mesmo fazer uma graduação em outro país, não basta saber apenas o inglês formal, você também precisa conhecer algumas expressões em inglês usadas no dia a dia para ter uma conversação fluente e similar a dos nativos.

Essas expressões, também chamadas de expressões idiomáticas, se referem a um grupo de palavras, em uma ordem fixa, que têm um significado específico, diferente do sentido de cada palavra usada individualmente. Você sabia que existem aproximadamente 25 mil expressões idiomáticas diferentes em inglês?

Mas, calma, vocês não precisam saber todas elas e sim as mais comuns, para então, ampliar sua compreensão e fluência no idioma. Para ajudá-los, explicaremos as 11 expressões em inglês mais usadas no dia a dia e algumas palavras em inglês que usamos no Brasil. Vamos lá?

Expressões em inglês usadas no dia a dia 

1. A piece of cake

Se refere a algo que é muito fácil de ser feito. Exemplo: Don’t worry, Tom, this test will be a piece of cake for you.

2. Cost an arm and a leg

Quando o preço de alguma coisa é muito elevado. Exemplo: My new car cost an arm and a leg. 

3. I could eat a horse

Quando se está com muita fome. Exemplo: I’m so glad I ordered two sandwiches. I am so hungry that I could eat a horse!

4. Make Yourself At Home

Expressão usada para desejar boas-vindas a algum visitante. Isso significa que eles podem se sentir em casa. Exemplo: Hello! Please come on in, make yourself at home.

5. No way

Quer dizer que algo não tem chances de acontecer de jeito nenhum. Também é usado para expressar surpresa quando algo acontece. Exemplos:  No way I’m going on a lion hunt; No way! You actually met Barack Obama?

6. Once in a blue moon

Algo que acontece muito raramente. Exemplo: Karen only cooks at home once in a blue moon.

7. To be all ears

Esta expressão, bastante informal e cotidiana, significa prestar atenção ao ouvir alguém ou algo. Muito usada no inglês britânico. Exemplo: Tell me what you need. I’m all ears.

8. To get out of

Expressão muito usada para anunciar que alguém está saindo de algum lugar. Exemplos: I need to get out of bed; Please, get out of here!

9. To give a shot

Significa que você vai tentar fazer algo inédito. Também pode ser usado para tentar a sorte ou se arriscar em alguma coisa que espera obter um bom resultado. Exemplo: I’ve never played soccer before, but I’ll give it a shot.

10. To have a gut feeling

Esta expressão significa ter um sentimento pessoal, intuitivo ou instintivo sobre algo. Não há uma razão lógica por trás disso, é baseado apenas em um sexto sentido e não em fatos. Exemplo: I have a gut feeling that something good is going to happen.

11. To have a point

Dizer que alguém “has a point” implica que essa pessoa está apresentando um bom argumento sobre algo. Também é comum dizer: “that’s a good point”. Exemplo: It’s raining, should we really go out for dinner? Hmm, you have a point there.

Palavras usadas no dia a dia em inglês

As palavras em inglês que usamos no nosso cotidiano foram incorporadas na língua portuguesa em diferentes contextos e são usadas na informática, no esporte, na moda, na alimentação, nos negócios e no entretenimento. Existem inúmeras palavras em inglês que usamos no nosso dia a dia, principalmente na atualidade, uma vez que muitas delas estão presentes nas mídias e nas redes sociais.

Exemplos de algumas delas: playlist, selfie, stories, spoiler, like, login, match, crush, coffee break, fitness, show, fake news, download, e-mail, feedback, botox, check in, check out, drive-thru, delivery, videogame, hobby, flash, bike, skate, diet, sundae, cookies, pub, king-size, mouse, best-seller, shopping center, design, relax, stress, fashion, shorts, stop, happy hour, jeans. 

Qual a importância no inglês no dia a dia? 

A língua inglesa é uma das mais faladas em todo o mundo. Por essa razão, saber se comunicar em inglês pode lhe oferecer muitas oportunidades. Uma boa compreensão do inglês te ajudará nas viagens pelo mundo e garantir um espaço no mercado de trabalho que, hoje em dia, está muito concorrido.

Uma maneira de estar sempre treinando o inglês e tornando o aprendizado mais dinâmico, é aplicar as expressões usadas em inglês no dia a dia sempre que possível. Uma vez que não se pode adivinhar o significado da maioria delas, o jeito mais fácil é utilizá-las no cotidiano para decorá-las.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as expressões e palavras em inglês que usamos no dia a dia, que tal aplicá-las no seu cotidiano e tornar seu inglês mais natural! 

Para te ajudar a introduzir o inglês no seu dia a dia, a Red Balloon também preparou um plano de estudos de inglês para iniciantes: um guia completo! Não deixe de ler!

Entre em contato