Aprendendo inglês: da imersão ao domínio da língua

Ao optar por matricular seus filhos em uma escola de idiomas, geralmente os pais já passaram pelo processo de entender qual a importância de estudar inglês, desde os primeiros estágios da vida. E, por conta disso, decidir-se por um curso onde possam ver e acompanhar seus filhos aprendendo inglês e vivendo a língua, acaba promovendo uma escolha que decorre de um caminho natural.

Na Red Balloon, prezamos pela formação do aluno desde os 3 anos de idade, de modo com que possa absorver os conhecimentos de língua inglesa enquanto criança e assim desenvolvê-los até a o início da idade adulta, fluentemente. E justamente por acreditarmos que essa formação se dá de forma contínua e prolongada, resolvemos escrever este post, com o intuito de fazer com que você possa entender melhor como se dá essa jornada educacional.

Se você tem vontade, ou ao menos curiosidade de saber como os jovens alunos são apresentados à língua inglesa na Red Balloon, este post é para você.

Continue a leitura e descubra como se dá esse processo!

Red Balloon Kids

Essa é a etapa inicial da jornada educacional da Red Balloon. No curso Red Balloon Kids, é onde acontecem as aulas de inglês para crianças e concentram-se os alunos com faixa etária compreendida entre 3 a 6 anos. Nessa fase, os pequenos desenvolvem a compreensão e a própria conversação por meio de atividades envolvendo vídeos e músicas, além de histórias relacionadas ao universo infantil.

Orgulhamos-nos de adotar uma metodologia diferenciada, que respeita os diferentes ritmos de aprendizado, trazendo contextos que fazem sentido às crianças, de forma eficaz e divertida.

Nossa equipe proporciona um ambiente seguro, sendo, em se tratando de um curso de inglês, uma escolha assertiva para guiar os pequenos nessa nova jornada.

Aqui, normalmente as crianças são alocadas de acordo com a sua idade, relacionando-se com os seguintes níveis, que compreendem o Stage 1 (ou 1st Grade):

  • 3 anos – K1
  • 4 anos – K2
  • 5 anos – K3
  • 6 anos – K4
  • 7 anos – Junior (preparação para o próximo nível)

Red Balloon Juniors

Esta é a segunda fase do processo de formação educacional da língua inglesa na Red Balloon. No curso de inglês Juniors, estão inseridos os alunos cujas faixas etárias estão compreendidas entre os 7 e os 9 anos de idade. Nesta etapa de aprendizagem, os alunos são encorajados a desenvolver sua autonomia e autoconfiança, pois começam a ganhar independência do seu círculo familiar.

Aqui, eles começam também a se familiarizar com o alfabeto inglês e a desenvolver habilidades de leitura, escrita, compreensão e comunicação na língua inglesa, de forma integrativa à alfabetização na língua materna. O ensino se dá de forma gradativa, respeitando o desenvolvimento cognitivo individual de cada criança.

Os alunos das séries Junior, Junior 1 e Junior 2 encontram-se na fase de complementar e solidificar o aprendizado da leitura e escrita na escola regular, algo fundamental para aqueles que estão no estágio inicial da aprendizagem da língua inglesa.

Assim como no curso Kids, os alunos do Juniors também são geralmente alocados de acordo com suas idades, compreendendo o Stage 2 (ou 2nd Grade) e sendo posicionados de acordo com o seguinte padrão:

  • 8 a 10 anos – J1
  • 9 a 11 – J2

Red Balloon Teens

Esta é a fase final da jornada de aprendizagem do estudante. É aqui onde fecha-se o ciclo de imersão completa na cultura da língua inglesa. O curso Red Balloon Teens é adequado para aqueles alunos cuja faixa etária está compreendida entre os 10 e 17 anos

No entanto, existe aqui uma interseção com alunos do curso Juniors que também podem ter 10 e 11 anos de idade. Isso ocorre por motivos de nivelamento de aprendizagem, de modo com que o nível de conhecimento adquirido previamente norteará a adequação do aluno em um dos cursos.

Aqueles que ainda precisam de uma melhor preparação, desenvolvem suas habilidades no Juniors, enquanto aqueles que já estão mais avançados, posicionam-se no Teens. Esse nivelamento, vale ressaltar, também se dá no próprio curso Teens, onde alunos mais novos podem estar em níveis mais avançados, enquanto alunos mais velhos podem estar em níveis mais incipientes.

Nesta etapa, os alunos interagem com aspectos culturais da língua inglesa e desenvolvem suas capacidades de maneira integrativa, personalizada e fluente, o que é essencial no curso de inglês para adolescentes.

Confira as idades correspondentes aos níveis finais do Stage 2 (ou 2nd Grade) e que compõem o curso Teens:

  • 10 a 12 – T1
  • 11 a 13 – T2
  • 12 a 14 – T3
  • 13 a 15 – T4
  • 14 a 15 – T5
  • 15 a 17 – T6

Preparação para os Exames de Cambridge

O inglês é considerado a língua mundial, pelo fato de ser adotado como o idioma padrão para comunicar-se livremente com diversos países e culturas.

Além disso, é bastante requisitado no mercado de trabalho, atuando como uma ferramenta essencial para o sucesso profissional.

Por esta razão, muitos alunos e pais de alunos optam pela certificação de proficiência de inglês como forma de agregar ainda mais valor a todo o aprendizado já conquistado e abrir novas portas para uma carreira profissional, a nível internacional.

Como forma de atender a esses sonhos e interesses, a Red Balloon oferece em seu currículo cursos de preparação para certificações de proficiência, como os Exames de Cambridge.

Aqui, utilizamos o padrão CEFRL – Common European Framework of Reference for Languages -, para medir o nível de desenvolvimento do idioma nos nossos alunos, em todos os estágios, onde começam como Usuários Básicos (Basic User), passam a Usuários Independentes (Independent User) e terminam como Usuários Proficientes (Proficient User) da língua.

Ao longo de seu percurso, os alunos Red Balloon podem testar seu nível de idioma através dos exames de Cambridge: PET – Preliminary English Test, FCE – First Certificate of English e o CAE – Certificate of Advanced English.

A propósito, se este curso tem a ver com o que você está procurando, temos alguns materiais que podem te ajudar na preparação, como este post, que te dá dicas de o que fazer para ir bem na prova, e este post, que te ensina a montar um planejamento de estudos eficiente!

Por que a Red Balloon?

Entre alguns dos atributos pelos quais nossa escola se destaca, não podemos deixar de ressaltar os mais de 50 anos de tradição em ensinar, promovendo atividades lúdicas e artísticas, como teatro, música e culinária, para um conhecimento completo sobre outras culturas. Com a Red Balloon, seu filho aprende o inglês, desenvolvendo novos olhares e novas formas de se comunicar e se relacionar.

Além disso, possuímos uma carga horária diferenciada da maioria das escolas de inglês: aqui, seu filho tem 4 horas semanais de estudo e turma reduzida, com no máximo 13 alunos, o que facilita a dinâmica de aprendizado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como se desenvolve a jornada educacional dos nossos alunos aqui na Red Balloon, queremos te fazer uma proposta:

Que tal visitar uma de nossas escolas e ver por si só como se dá essa experiência, ao vivo e a cores?

Podemos marcar esse encontro? Se ficou interessado(a), clique no botão abaixo e agende sua visita agora mesmo à unidade mais próxima de você e nos vemos em breve!

Entre em contato