After School: qual a importância do contraturno para ensino bilíngue?

Carol Nyerges, Gerente Acadêmica da Red Balloon, afirma que o contraturno forma estudantes conectados com o idioma e com mais facilidade de alcançar o bilinguismo 

 

Atualmente, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) propõe o ensino de inglês a partir do multiletramento e do desenvolvimento de diferentes eixos: oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural. Para proporcionar esse aprendizado para as crianças, é fundamental que os pais busquem uma escola alinhada a essas diretrizes.


No programa de contraturno da Red Balloon, o After School, os conhecimentos linguísticos são apresentados de forma contextualizada, permitindo análises e reflexões sobre o idioma e o mundo. Portanto, o aluno passa a compreender e respeitar diferentes culturas, enquanto se torna um cidadão bilíngue e, consequentemente, mais criativo, concentrado e apto a resolver conflitos.


Como o contraturno contribui para o desenvolvimento das crianças?
“O contraturno tem uma proposta de formação mais holística da criança. Isto significa que muitas outras competências e habilidades são desenvolvidas além da língua e por meio dela. Como a criança tem muito mais contato com a língua inglesa em diferentes contextos, ela se sente mais incentivada e confiante para se comunicar em situações diversas”, explica Carol Nyerges, Gerente Acadêmica da Red Balloon.


Nesse modelo, a criança é exposta a atividades diversas, que trabalham o funcionamento do corpo e da mente. Logo, existe um desenvolvimento motor e socioemocional, que resultará em um desempenho melhor no processo de aprendizagem como um todo.


Quais as vantagens de aprender inglês no contraturno?
O After School da Red Balloon, destinado a alunos de 3 a 6 anos, foca no aprendizado do inglês. Sobre os benefícios de entrar em contato com o idioma estrangeiro nesse cenário, Carol Nyerges aponta:

                 

–      De forma lúdica, acontece o desenvolvimento de diferentes habilidades, como argumentação, autoconhecimento, autocuidado, comunicação, pensamento crítico, científico e criativo, cidadania, empatia e cooperação;


–          A criatividade, a sociabilidade, o raciocínio lógico e o senso de liderança do aluno são estimulados;


–          A criança terá contato com a língua inglesa em diferentes contextos;


–          O contraturno complementa a formação, proporcionando um desenvolvimento integral.


Além disso, por meio de uma abordagem significativa para a faixa etária, o contraturno estimula a interação entre os alunos, em atividades escolhidas conforme os interesses da turma. O objetivo do contraturno é, portanto, a formação holística infantil, incluindo a educação musical, teatral, científica, artística e corporal.


“Há atividades que desenvolvem habilidades e competências muito necessárias para o dia a dia das crianças, como atravessar a rua com segurança ou como agir em caso de um acidente em casa, que preparam as crianças para o mundo contemporâneo”, aponta a Gerente. 


Em suma, esse engajamento dos estudantes destaca as potencialidades de cada um, tornando-os cidadãos bilíngues aptos a explorar o máximo de suas capacidades pessoais e profissionais.


O que acha de conhecer melhor o After School? Entre em contato com a unidade mais próxima de você e agende uma aula experimental para seus filhos!

 

Entre em contato