9 dicas de como destravar a mente para aprender inglês

Aprender inglês é incrivelmente gratificante e divertido, mas às vezes nossa mente parece estar contra nós.

A boa notícia é que você pode fazer muitas coisas para destravar sua mente e aprender mais facilmente.

Isso se aplica especialmente se você estiver expandindo seu vocabulário. Para alguns, aprender novas palavras é muito fácil. Parece que tudo o que eles precisam fazer é pesquisar no dicionário a sua definição para que a informação seja imediatamente armazenada em seu cérebro.

Por outro lado, existem pessoas que não conseguem memorizar o significado e o uso das palavras.

Se você está tendo dificuldade para aprender inglês, por que não tentar algo diferente? Experimente nossas 9 dicas, a seguir, para destravar a mente e começar a falar inglês.

  • Fuja da rotina com pequenos gestos

A rotina mata nossa mente.. Se você faz coisas diferentes todos os dias, você deixa seu cérebro alerta, mais atento a novos estímulos. Assim, quando você aprender novas palavras ou expressões, sua mente ficará muito mais receptiva.

Viajar, por exemplo, é uma excelente ação para sair da rotina, mas não podemos fazer todos os dias. Você só precisa ir para casa de uma maneira diferente ou experimentar uma nova receita culinária.

  • Estimule sua mente em inglês

A mente aprende melhor quando sente que não está aprendendo. Ou seja, se você considerar o aprendizado mentalmente como algo divertido ou lúdico, verá que aprenderá muito mais e melhor.

Se você for para as aulas de inglês, quando chegar em casa, tente rever o que aprendeu de uma forma divertida, como assistir a um filme, uma série, ouvir música …

  • Não dê à sua mente a chance de escapar do inglês

Algumas dicas de inglês que são ótimas maneiras de destravar sua mente para o idioma são:

  • Ouvir música e/ou podcasts no caminho para o curso de inglês ou trabalho;
  • Assistir filmes ou programas no Netflix nos fins de semana;
  • Ler uma revista no café da manhã;
  • Ou fazer postagens nas redes sociais em inglês.

Você também pode colocar etiquetas em inglês nos objetos que te cercam com os nomes dos mesmos.  Dessa forma, você estará em contato constante com o vocabulário. O objetivo é enviar ao seu cérebro a mensagem de que você deve usar essa linguagem, porque é ela que o cerca.

  • Torne a sua aprendizagem o mais pessoal possível

Nossa mente tende a esquecer coisas de que não precisamos ou que achamos interessantes. Na verdade, a maioria das pessoas reclama de ter uma memória fraca e não lembrar de um novo vocabulário, por exemplo. Isto, porém, é natural, devido à grande quantidade de informações com as quais nosso cérebro é bombardeado todos os dias.

Sua missão? Faça sua mente acreditar que essas palavras em outro idioma são importantes e necessárias.

  • Selecione alguns livros para começar a ler em inglês

Ler livros fáceis em inglês pode abrir sua mente para novos mundos incríveis, bem como ajudá-lo a alcançar níveis mais elevados em sua jornada para aprender o idioma.

Pode parecer um processo lento, mas é eficaz. Mas adotar livros de inglês como ferramenta de aprendizado pode ajudá-lo a se tornar fluente em inglês, bem mais rápido do que você pensa. Alguns títulos de livros fáceis para ler em inglês que podemos lhe indicar são:

  • Use suas próprias imagens

Uma estratégia eficaz para ir destravando seu inglês é por meio de imagens de coisas pessoais, pelas quais você tem algum sentimento. Você pode fazer cartões de estudo com nomes de objetos, pessoas, animais, etc.

Por exemplo, se você tiver um cartão para a palavra “cachorro” em inglês, lembre-se de que será mais fácil para a sua mente se lembrar da palavra se você tirar uma foto do seu cachorro e usá-la no cartão em vez de usar a tradução em português.

Fazer isso na sua mente é muito simples, instale um aplicativo de cartão de estudo gratuito como o Quizlet ou AnkiApp e carregue suas fotos.

  • Aprenda coisas novas

Sim, não só aprender inglês, mas também alguma outra atividade nova, como algum tipo de dança, começar a praticar um esporte, xadrez … Não importa o que seja! O importante é que você nunca tenha feito aquilo.

  • Cuide-se fisicamente e tenha uma dieta balanceada

Tanto o exercício físico quanto a manutenção de uma dieta balanceada são dois aspectos muito importantes para uma mente saudável. E se você for saudável, aprenderá muito mais, pois não ficará cansado nem com sono.

Coma alimentos como frutas, verduras e peixes, pois são muito benéficos para o cérebro, além de fazer algum tipo de exercício físico. Você não precisa ir para a academia, basta caminhar meia hora todos os dias.

Mesmo assim, você poderia implementar o plano de “fugir da rotina”: todos os dias uma caminhada por um caminho diferente, que tal?

  • Jogos para aguçar a mente

Você vai pensar em palavras cruzadas, buscas de palavras, caça palavras,, sudokus…. É muito bom que você pratique esses tipos de hobbies, mas tente não fazer sempre o mesmo.

Combine esses jogos e, nas horas vagas, desligue a televisão, o celular e o computador, então divirta-se! Você notará rapidamente os efeitos desses hobbies.

Agora que você conhece alguns truques para treinar sua mente, poderá aprender inglês com muito mais rapidez e eficácia, aproveitando ao máximo seu tempo de estudo.

Entre em contato