7 filmes da Disney que auxiliam no aprendizado do inglês

Resgate sua criança interior com os melhores filmes da Disney para aprender inglês!

Se você tem crianças em casa, vai adorar assisti-los com elas! Mas se não tiver, não precisa mais de desculpas para rever esses maravilhosos filmes sem que lhe digam que você é muito infantil.

É sempre muito importante que o aprendizado de inglês seja prazeroso!  Por essa razão, compilamos alguns títulos de filmes para aprender inglês, produzidos pela Disney.

Nossa seleção levou em conta os diálogos, enredo, vozes, pronúncia ou vocabulário para a aprendizagem do idioma. Quer saber como aprender a falar inglês fácil com os filmes Disney?  Então prepare-se para essa sessão da tarde em ordem cronológica…

  • The Jungle Book (1967)

Conhecido no Brasil como “Mogli – O menino lobo”, não há dúvidas de que esta é uma daquelas histórias simplesmente atemporais, tanto que fizeram uma nova versão em 2016. Tem tudo o que as crianças poderiam desejar para aprender inglês: personagens adoráveis, canções contagiantes e fáceis de cantar e, também, um chimpanzé dançarino.

Além disso, ao longo do filme, os animais da selva, juntamente com um filhote humano, chamado Mogli, nos ensinam diversas lições de vida. E tem mais: os ensinamentos acontecem enquanto cantam e se divertem brincando com a pronúncia das sílabas!

  • The Lion King (1994)

Vamos supor que você não venha de outro planeta. Mas, por precaução, vamos resumir: este clássico da Disney narra a jornada que levará o leão Simba a entender o verdadeiro significado do círculo da vida para finalmente se tornar rei.

É simplesmente um dos melhores desenhos em inglês da história! O Rei Leão foi o primeiro filme da Disney a apresentar uma história totalmente original e épica, com personagens encarnados por animais da savana africana.

Além de ótima história, O Rei Leão é uma ótima lição de inglês para crianças: ele conta com diálogos e vocabulário simples, uma fusão perfeita entre o inglês britânico e americano para distinguir as diferentes pronúncias da mesma palavra e, principalmente, com dubladores fantásticos.

Quanto à trilha sonora, a animação conta com a premiada Can You Feel the Love Tonight“, escrita pelo britânico Elton John. Ele também participou da composição da famosa “The Circle of Life”, uma grande contribuição para o aprendizado devido ao alto conteúdo de expressões idiomáticas e palavras em inglês, que são raras em conversas coloquiais.

  • Toy Story

Os brinquedos de Andy, um menino de 6 anos, temem ser substituídos no coração de seu dono por um novo presente de aniversário. O cowboy  Woody era o brinquedo favorito de Andy, até a chegada de Buzz Lightyear, um herói espacial dotado de todos os tipos de avanços tecnológicos. Logo, a rivalidade constante entre os dois brinquedos se transformará em uma grande amizade.

Além de revolucionar a história cinematográfica em 1995, sendo a primeira animação completamente produzida em computação gráfica, este live action traz um roteiro tão sólido e uma história verdadeiramente cativante que ainda hoje é aclamada pelo público.

Seu enredo é um dos mais originais, divertidos e ternos da história do cinema, e Toy Story possui diálogos muito próximos e reais usados ​​no inglês do dia a dia. Isto o torna um filme perfeito para aprimorar as habilidades de conversação e para o aprendizado de novos vocabulários e expressões. Somado a isso, o filme ainda conta com a linda canção “You’ve got a friend in me”, que possui um inglês fácil para falar e cantar.

  • The Princess and the Frog

Conhecido no Brasil como “A Princesa e o sapo”, este filme conta a história do Príncipe Naveen, que, após ser transformado em sapo por um feiticeiro malvado, pede a uma jovem garçonete, Tiana, que o beije para quebrar o feitiço. Mas o beijo tanto não quebra o encanto, como também transforma Tiana em sapo.

Este conto de fadas ambientado no French Quarter de New Orleans durante a revolução do Jazz é uma delícia. É um dos melhores desenhos para aprender inglês com o sotaque Cajun (da região da Louisiana, nos Estados Unidos), e você também ouvirá algumas expressões muito utilizadas no cotidiano.

  • Frozen

Esta é uma adaptação do conto de fadas “A Rainha da Neve”. O longa-metragem mostra a jornada da jovem Anna, o imprudente montanhista Kristoff e a rena Sven que partem em busca de Elsa, irmã de Anna e rainha do pequeno reino norueguês, Arendelle.

Let it go! Este filme se tornou o grande sucesso das princesas da Disney dos novos tempos. Com músicas que ficam na cabeça, é um dos melhores filmes da Disney para aprender inglês.

Os personagens de Frozen têm diálogos muito naturais, típicos do inglês coloquial. Porém, pode ser necessário ativar as legendas em inglês, pois os personagens falam muito rápido, o que é um excelente desafio para testar suas habilidades.

  • Inside out

Conhecido por aqui como “Divertida Mente”, este filme tem como personagem principal Riley Anderson. Ela é uma menina que se viu obrigada a mudar para uma nova casa, em uma nova cidade, deixando para trás os amigos e inúmeras boas memórias em função do trabalho do pai.

Suas emoções – alegria, tristeza, medo / medo, raiva / raiva e nojo – são personificadas para o telespectador e ajudam Riley a navegar ao longo das situações que experimenta em sua nova vida.

Cada uma das emoções que Riley sente  se traduz por  uma maneira muito particular de falar e a maior parte do diálogo é muito casual. Se você deseja praticar conversação em inglês e vocabulário básico, este é um dos melhores filmes da Disney para isso.

  • Coco – Viva: a vida é uma festa!

Conhecido no Brasil como “Viva – A Vida é uma Festa”, Miguel é um menino mexicano com o sonho de se tornar uma lenda da música, como seu ídolo Ernesto de la Cruz, apesar da proibição de sua família. A sua paixão o levará a aventurar-se com o seu cão Dante na “Terra dos Mortos”, onde descobrirá o seu verdadeiro legado familiar.

Só mesmo a Pixar para nos fazer ver a morte como uma festa! Sua música “Remember me” já é uma justificativa para aprender inglês com esta obra. Suas lições tratam sobre o valor da família, o orgulho das tradições, a importância da amizade, o significado de crescer e também sobre a busca pelos sonhos.

Porém, acima de tudo, ele aborda a morte de uma perspectiva muito original, a memória de entes queridos e, inclusive, a doença de Alzheimer. Se um filme de animação pode oferecer às crianças uma maneira de entender a morte, é difícil imaginar um exemplo mais enérgico, comovente e divertido do que este.

Poderíamos falar de inúmeros outros filmes em desenho animado da Disney para ajudar você e sua criança aprenderem inglês… Mas dariam páginas e mais páginas. Por isso, vamos parando por aqui!

Para você saber, todos os filmes da Disney os quais citamos estão disponíveis no serviço de streaming Disney Plus para quem é assinante.

Agora que você já sabe quais os melhores filmes para aprender inglês, confira as 6 brincadeiras com palavras em inglês!

Entre em contato