7 dicas para mostrar para as famílias o aprendizado de inglês dos estudantes

Por mais que os alunos estejam aprendendo, os responsáveis podem não acompanhar o progresso. Entenda como apresentar a evolução pedagógica. 

Frequentemente, professores e coordenadores notam que alguns estudantes não mostram os resultados do seu aprendizado em casa apesar de apresentarem um ótimo desempenho em sala de aula.

Para manter as famílias engajadas na educação dos mais jovens e confiantes nos valores da escola, é preciso demonstrar, na prática, as habilidades desenvolvidas durante a jornada educacional.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas para auxiliar o corpo docente a evidenciar o progresso de crianças e adolescentes no aprendizado da língua inglesa aos seus responsáveis.

Atividades para casa

Propor deveres de casa divertidos, como assistir a filmes estrangeiros em família ou comemorar o Halloween, é uma ótima oportunidade de praticar o inglês fora de aula e permitir que os alunos demonstrem seus conhecimentos para os familiares.

Reuniões individuais

Nas reuniões em grupo, nem sempre é possível falar sobre cada um dos estudantes de maneira completa. Por isso, é importante promover encontros individuais com cada família, para apresentar os resultados de forma clara e tirar qualquer dúvida que possa surgir.

Eventos da cidade

É interessante aproveitar cerimônias ou fenômenos próprios do município da unidade para promover o encontro de famílias. Shows, comemorações ou eventos esportivos podem contar com a participação dos estudantes e dos pais.

Jogos e brincadeiras

Ensinar práticas de lazer em inglês para as crianças é uma forma de entretê-las e incentivá-las a brincar em casa. Videogames e jogos de tabuleiro em língua estrangeira são de grande ajuda nesse processo.

Mostras de aprendizado

Atividades realizadas dentro da escola com a participação da família também são bons métodos. Nesses eventos, os pais podem enxergar o aprendizado dos alunos e ainda conversar com professores e demais colaboradores sobre a educação e postura dos filhos.

Redes sociais ativas

A escola que mantém sites ou redes sociais com postagens periódicas tem um contato mais próximo com os responsáveis. Afinal, eles podem acompanhar virtualmente o ensino e descobrir eventos ou atividades interessantes.

Incentivo aos estudantes

É possível, também, conversar com as crianças e os adolescentes e instruí-los a ensinar o inglês para a família. Essa prática é importante tanto para reforçar a qualidade da escola quanto para que o estudante receba elogios e perceba sua própria evolução aos olhos de seus parentes próximos.

Entre em contato