6 benefícios da dança para crianças

Quem nunca se divertiu vendo os pequenos balançar o corpinho com uma música animada, não é mesmo? E a boa notícia é que a dança para crianças pode ser muito mais do que uma brincadeira divertida: ela é capaz de trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento na infância. Portanto, se você deseja descobrir como usar essa atividade de forma produtiva com seus filhotes e aproveitar todos os ganhos que a prática oferece para a saúde, a cognição e o intelecto dos pequenos, chegou ao lugar certo. A Red Balloon conversou com especialistas da área infantil e preparou um guia completo sobre o tema.

A dança é uma forma de arte e expressão que consegue trabalhar corpo e mente ao mesmo tempo — e por isso é indicada para adultos de todas as idades como forma de cuidar da saúde mental e prevenir centenas de doenças, como o sedentarismo, a obesidade e os problemas cardiovasculares, por exemplo. Mas e para os pequenos, como a dança infantil pode ajudar? Continue a leitura que nós já vamos lhe contar.

 

A importância da dança na educação infantil

duas crianças dançando e representando a importância da dança pra crianças.
A dança para crianças é uma importante forma de expressão corporal e uma maneira de canalizar toda a energia que os pequenos têm dentro de si.

O que não falta na infância é energia para gastar. E, quando essa energia não é trabalhada, percebemos alterações no humor dos pequenos, como irritabilidade e prejuízos no desenvolvimento cognitivo — e é aí que entra a importância e os benefícios da dança para crianças.

Uma excelente maneira de canalizar a disposição infantil é proporcionando brincadeiras e atividades que façam os pequenos se movimentarem, enquanto colocam o cérebro em um nível diferente de raciocínio — já que toda sua atenção estará focada nos comandos e habilidades encaminhados para cada membro do corpo.

Além disso, a dança para crianças também trabalha a expressão corporal, uma competência muito importante para a fase que os filhotes ainda estão conhecendo os diferentes sentimentos e emoções humanas, descobrindo a própria personalidade e aprendendo a lidar com tudo isso em sociedade. Ou seja, a dança infantil é ainda um exercício de autoconhecimento e formação das funções executivas.

Os benefícios da dança para crianças: veja os 6 principais

Duas crianças dançando ballet representando a importância da dança para crianças.
A dança para crianças tem inúmeros benefícios no desenvolvimento dos pequenos, como o desenvolvimento cerebral e treino da coordenação motora.

Assim como nos adultos, a dança para crianças previne uma série de doenças físicas e mentais, além de ser usada para tratar outras. E os ganhos não param por aí, pois a dança traz também benefícios que aperfeiçoam habilidades e estimulam o desenvolvimento intelectual infantil.

Abaixo elencamos seis dessas vantagens e como cada uma pode transformar a vida da garotada:

Estimula o desenvolvimento cerebral

A dança para crianças libera centenas de estímulos e impulsos nervosos diretamente para a região do cérebro capaz de assimilar comandos e ações. Ou seja, é uma atividade que contribui diretamente para o sistema nervoso central e permite que corpo e mente entrem em sintonia, produzindo mais serotonina — o famoso neurotransmissor do prazer e da felicidade — e controlando o nível de cortisol, também conhecido como hormônio do estresse.

Treina a coordenação motora

Se não bastasse corpo e mente trabalhando em harmonia, a dança para crianças também é responsável por treinar a coordenação motora, uma habilidade que nos permite usar músculos e membros com mais eficiência no cumprimento de tarefas. Dessa forma, os pequenos conquistam o domínio sobre a própria força e conhecem os limites e capacidades do corpo.

Fortalece os músculos do corpo

E por falar em músculos, é importante lembrar que são eles que nos permitem movimentar braços e pernas, manter o nosso organismo aquecido e ainda dão sustentação e postura à nossa coluna. Portanto, com tantas tarefas no dia a dia é primordial que eles estejam sempre bem fortalecidos, não é mesmo? Pois bem, a dança para crianças também auxilia na tonificação e revigoração muscular.

Vence a timidez e insegurança

Já no campo das emoções, a dança infantil combate a timidez, a insegurança e a baixa autoestima, características que podem ser extremamente prejudiciais para a vida em sociedade e para os relacionamentos interpessoais do ser humano — e até mesmo levar depressão ou ansiedade na infância. Logo, crianças que dançam tendem a ser mais desinibidas, autoconfiantes e com uma boa autonomia para lidar com os desafios diários.

 

Melhora a capacidade de socializar

Um outro benefício da dança para crianças é trabalhar a comunicação por meio da linguagem corporal. Sentindo-se mais seguro para se expressar em público, o seu filhote também consegue socializar melhor com as pessoas a sua volta, seja no ambiente familiar, na escola ou em outros grupos sociais, aumentando os vínculos de amizade.

Estreita o laço artístico

A arte possui um papel fundamental na formação social e emocional humana, por isso é fundamental ter familiaridade com alguma vertente dessa área. Com a dança para crianças é possível apresentar diferentes culturas, instigar a criatividade e agregar para a construção da personalidade. Essa é também uma das atividades artísticas mais fáceis de praticar com a garotada — e ainda uma das mais divertidas para vivenciar em família.

3 formas de explorar a dança infantil em casa

E se você acha que para incentivar a dança para crianças é só soltar a música deixar os pequenos livres, precisamos avisar que não é bem assim. De fato, a criação livre é importante para encorajar a imaginação e a proatividade, mas, se os passos e coreografias forem guiados com um objetivo definido, o aproveitamento pode ser muito melhor.

Porém, não se preocupe, pois não é necessário que papais e mamães sejam experts no gingado para mediar as práticas — e balançar o esqueleto junto com os pequenos. Para te mostrar como explorar a dança infantil de maneira divertida e muito educativa, separamos três possibilidades que a garotada adora. São elas: 

Por meio de jogos eletrônicos

Os jogos eletrônicos já fazem parte do dia a dia da nova geração, então aproveite essa vantagem e invista nos games e apps que promovem a dança para crianças. As máquinas de dança de fliperama, que foram superpopulares nos anos 90 e fazem sucesso até hoje, são um exemplo de como esse tipo de jogo pode divertir a família inteira.

Com brincadeiras e dinâmicas

O que não faltam são brincadeiras e dinâmicas infantis envolvendo música e dança, não é verdade? Esse é o caminho mais fácil de propor um aprendizado através da coreografia, da movimentação corporal e da interação com outras crianças. E, pode acreditar que as clássicas cantigas da infância ainda são as preferidas dos menores, enquanto para os maiores já é possível apostar em jogos mais complexos com passos marcados.

Em aulas de dança infantil

E para os pais que querem aproveitar para completar a programação semanal da garotada com cursos extracurriculares para crianças, investir em aulas de dança infantil também é uma ótima pedida. Contudo, é fundamental que o pequeno goste do estilo de aula escolhido, ok? Então, ofereça opções como ballet, sapateado, dança de rua ou contemporânea, por exemplo, e descubra qual a ideal para seu filhote.

 

4 brincadeiras com dança para crianças

Com tantos benefícios para serem aproveitados, não são só os pequenos que podem se divertir movimentando o corpinho: os adultos também podem — e devem — acompanhar a garotada. Afinal, as brincadeiras com danças para crianças praticadas em família aproximam os laços afetivos e ainda funcionam como uma forma de exercício físico, para que todo mundo fique longe do sedentarismo de uma vez por todas.

E, é claro que uma lista de inspirações de brincadeiras com dança para crianças não poderia ficar de fora deste guia. Bom, com certeza muitas ideias já devem ter vindo na sua mente durante a leitura deste manual, mas nós separamos quatro sugestões de atividades descomplicadas e muito animadas para agitar todos da casa e desenvolver cada um dos benefícios que listamos anteriormente. Olha só:

Dança com jornal

A dança com jornal é uma das mais fáceis de brincar e ajuda a refinar o controle dos músculos e o domínio sobre a força corporal. Para colocá-la em prática, você só precisará de uma folha de jornal ou revista velhos para cada participante. A folha é colocada no chão servindo de tapetinho de dança, depois, é só soltar o som e deixar a coreografia seguir no ritmo da música. Perde quem rasgar o jornal primeiro — se houver mais de dois participantes, ganha o último a ficar com a folha inteira.

Coreografia com bambolê

E que tal propor um desafio a mais na dança para crianças? Escolha uma coreografia leve e desafie os pequenos a reproduzirem cada passo enquanto mantém um bambolê girando na cintura. Não vale deixar cair e vence quem conseguir concluir a música inteira com o brinquedo rodando. Essa dinâmica exercita a coordenação motora, o foco e a concentração, além de movimentar o corpo inteiro em pouco minutos.

Brincadeira da estátua

A tradicional brincadeira da estátua também estimula a dança para crianças — afinal, o grupo precisa se deslocar pelo espaço como ordena a música até que o som mande todos ficarem em posição de estátua. Vale usar outras músicas, de diferentes estilos, e pedir para que os pequenos dançarinos fiquem paralisados sempre que o mediador der pausa no rádio. 

Ah, e quer saber os benefícios dessa dinâmica? Ela ajuda com o senso de direção e equilíbrio, além de trabalhar a desinibição.

Dança da laranja

Essa brincadeira precisa ser feita em dupla e serve para desenvolver o trabalho em equipe, o senso de coletividade e a interação social. A dupla deve dançar no ritmo segurando uma laranja com a testa sem deixar cair. O mediador pode ainda indicar quais serão os passos da coreografia para tornar a dinâmica mais desafiadora.

Vai ser divertido participar de todas essas atividades com danças para crianças, não é mesmo? E, melhor ainda será acompanhar o desenvolvimento forte e saudável dos pequenos com práticas tão simples e cheias de benefícios. Então, não deixe de curtir esse tempo de qualidade com os seus filhotes e explorar as todas as dicas de dança infantil que ensinamos neste guia.

Ah, e não esqueça que a Red Balloon também é sua aliada na formação completa da garotada. Nossa instituição une o ensino de inglês com programas e eventos que garantem a capacitação física, motora e intelectual de cada um dos nossos alunos. Para saber mais sobre turmas e matrículas, clique aqui e agende uma visita na unidade mais próxima!

Entre em contato