5 brincadeiras para divertir as crianças na Páscoa

Importante comemoração para os cristãos, o feriado é uma ótima oportunidade para reunir a família e envolver os pequenos na tradição

A Páscoa tem sua origem como uma festa judaica, chamada de Pessach (que significa “passagem”), em memória à libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, em 1250 a.C, e a travessia do Mar Vermelho. Ela é festejada durante oito dias e constitui um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

Ao lado do Natal, que comemora o nascimento de Cristo, a Páscoa é a mais importante celebração para os cristãos.

Coelho e ovos de Páscoa

Mas o que os coelhos e os ovos de chocolate têm a ver com a data? O coelho, animal que se reproduz com facilidade, foi associado à Páscoa por simbolizar a fertilidade e a ideia de uma vida nova. Esse costume surgiu na Alemanha, no século XVI.

Já a tradição de trocar ovos é anterior a Cristo. Na Europa, as pessoas já tinham esse hábito no equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera. Quando a Páscoa cristã passou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Assim, o ovo se tornou também um símbolo da ressurreição de Jesus. No início, as pessoas se presenteavam com ovos de galinha decorados, que foram substituídos, a partir do século XIX, pelos ovos de chocolate.

Tradições e brincadeiras

Além dos coelhos e ovos de chocolate, as reuniões familiares, o almoço de Páscoa e as brincadeiras com as crianças marcam esse feriado. Algumas delas podem ser adaptadas para brincar usando a língua inglesa! Confira algumas sugestões:

  • Caça aos ovos

Aquele circuito com pistas pelo caminho que termina ao encontrar um “tesouro” pode ser feito trocando o prêmio por ovos de chocolate. Esconda-os pela casa e chame as crianças para encontrá-los a partir das dicas que serão dadas (e elas podem estar em inglês!)

  • Ovo na colher

Nessa tradicional brincadeira de Páscoa, as crianças precisam realizar um percurso com uma colher na boca equilibrando o ovo na ponta do talher – que pode ser um ovo de galinha cozido ou um ovinho de chocolate. A ideia é não deixar o ovo cair, e o trajeto pode ganhar alguns obstáculos (como almofadas para desviar, caixas para subir etc) para deixar o circuito ainda mais desafiador. Vence quem chegar primeiro.

  • Amigo-ovo

Assim como na tradicional brincadeira de amigo secreto, a ideia é confraternizar, mas, em vez de trocar presentes, oferecer e receber ovos de chocolate. No próprio dia (não precisa ser com antecedência), os nomes dos participantes são colocados em pequenos papéis e sorteados entre as crianças. Em inglês, cada um pode anunciar algumas características do seu amigo-ovo para que a turma adivinhe quem ele é.

  • Pintura de ovos

Para exercitar o lado artístico da garotada, que tal fazer uma sessão de pintura? Basta cozinhar alguns ovos de galinha e disponibilizá-los para os pequenos decorarem usando tinta e canetinhas coloridas. As caixinhas de ovos também podem ser decoradas.

  • Coelho sai da toca

Em um espaço amplo, desenhe círculos no chão em volta do centro. A quantidade deve ser igual ao número de crianças, menos um – por exemplo, se forem seis crianças, faça cinco círculos. No início da brincadeira, todas devem se posicionar no centro da roda. Ao ouvirem um adulto dizer “coelhinho, sai da toca” (em tradução livre, Bunny in the Burrow em inglês), elas devem correr para ocupar uma das circunferências. A rodada seguinte começa sem a criança que ficou de fora e com menos um círculo. Ganha quem conseguir permanecer na sua “toca”.

Entre em contato