4 aplicativos que te ajudam a aprender inglês

A tecnologia é uma forma prática de inserir o idioma no dia a dia e ampliar o aprendizado

Quando o assunto é aprender um idioma estrangeiro, é essencial fazer aulas com profissionais qualificados e em uma escola que ofereça uma metodologia atrativa e relevante para o estudante, como é o caso da Red Balloon. No entanto, além dos ensinamentos vistos em sala de aula, é essencial que a pessoa leve o aprendizado da língua para o cotidiano, inclusive durante momentos de descontração em casa.

Para isso, a internet é uma ótima aliada. De forma gratuita, existem diversos aplicativos que complementam o aprendizado do inglês, seja pela conversação com pessoas de outras nacionalidades ou por meio de atividades práticas e divertidas. Confira quatro opções para você baixar no seu celular:

1 – HelloTalk

O HelloTalk é um aplicativo de conversação em inglês, que trabalha a pronúncia e o vocabulário dos usuários, além de promover a interação com outras culturas. Os desenvolvedores defendem que praticar o diálogo é a base para a fluência e, por isso, criaram um sistema que conecta os usuários com nativos para trocas descontraídas.

Além das ligações, também é possível enviar fotos e vídeos. Em outra aba, há aulas e jogos interativos, que podem ser gratuitos ou pagos. O download está disponível para iOS e Android.

2 – BBC Learning English

O aplicativo BBC Learning English é uma iniciativa do renomado veículo de notícias BBC (British Broadcasting Corporation). A proposta é mostrar ao usuário como o inglês realmente é falado, com atividades diárias rápidas de aprendizado, com duração de cerca de 6 minutos.

Nele, a pessoa pode fazer quizzes, assistir vídeos, realizar pequenas avaliações, ouvir podcasts, conferir dicas e curtas aulas de inglês, além de acompanhar textos e notícias internacionais. Logo, também é uma ótima maneira de se manter bem-informado sobre o que acontece no mundo. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

3 – Slowly

Ao se cadastrar no Slowly, a pessoa seleciona a língua estrangeira que deseja aprender e o seu nível de proficiência atual, além de criar um avatar personalizado com assuntos de seu interesse, como filmes, pets, artes e esportes. A partir desses itens, ele será conectado com outros usuários do app com gostos similares e com quem deve se comunicar por meio de cartas online.

Depois de escrever uma carta sobre um assunto específico, o texto será enviado para um “match”, que pode ser automático ou manual. Logo, esse é um excelente jeito de praticar o inglês (e a gramática) e conhecer as opiniões de pessoas de culturas diferentes.

4 – Memrise

Recomendado para quem já tem certo conhecimento no idioma e deseja melhorar o seu vocabulário, o Memrise foca, justamente, na memorização de palavras. Por meio de um método dinâmico e de repetição, o usuário precisa associar palavras aos seus significados, além de prestar atenção à pronúncia por meio de áudios. Conforme domina aqueles termos, o indivíduo avança e passa para outro nível.

Além da formatação do próprio aplicativo, que disponibiliza diferentes graus de dificuldade (do básico ao avançado), professores podem utilizar o aplicativo para fazer um jogo específico para os seus alunos, em que revisam termos vistos em sala, por exemplo. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Com tantas opções de aplicativos, não há desculpa para não treinar o inglês em casa. E aí, qual desses mais chamou a sua atenção?

Para mais conteúdos como esse, acesse o blog da Red Balloon!

Entre em contato