3 brincadeiras para praticar inglês em família

Para ser significativo e relevante para os estudantes, o aprendizado precisa fazer parte do cotidiano da família 

 

As brincadeiras são uma parte essencial da vida da criança, e podem auxiliar no seu desenvolvimento físico, emocional e social. Para serem mais significativos, esses momentos podem envolver a família inteira, com pais e filhos participando juntos da dinâmica escolhida.

Além disso, os jogos e brincadeiras podem – e devem – ser grandes aliados no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Quando o idioma é inserido no cotidiano, o estudante percebe a relevância daquela linguagem para a sua vida e entende que, de fato, aprendê-la é útil e divertido. 

As unidades da Red Balloon colocam em prática uma metodologia em que é possível aprender brincando, proporcionando vários momentos lúdicos nas aulas. E, em casa, as famílias podem fazer o mesmo a partir de algumas brincadeiras em inglês. Confira:


1- Jogar STOP
Tudo começa com os jogadores selecionando certas categorias, como nomes de países, pessoas, frutas ou profissões. Uma letra é sorteada e cada participante deve escrever uma palavra que comece com essa letra para cada categoria (se for “A”, por exemplo, poderia anotar “África do Sul”, “amora” e “advogado”).

Quem terminar a lista mais rápido, diz “Stop!” e os demais param de escrever. Os jogadores leem em voz alta as palavras e marcam pontuações — palavras repetidas entre dois ou mais participantes valem metade dos pontos, dependendo do combinado. Vence quem fizer a pontuação mais alta, somando todas as rodadas.

Por ser um jogo que, naturalmente, trabalha com o vocabulário, é um jeito excelente de praticar o inglês. A atividade é indicada para crianças maiores, mas nada impede que os pais ajudem os mais novos a brincar.


2- Fazer uma receita
Fazer uma receita na cozinha é a atividade favorita de muitas crianças. Elas enxergam esse momento como algo especial em que aplicam habilidades práticas e, inclusive, criativas, dependendo do prato.

Com os pais supervisionando, a família pode combinar de fazer a receita inteira em inglês, utilizando o idioma em todos os momentos, desde os de descontração até as indicações do prato. Assim, o vocabulário de todos é expandido de forma natural.  

 

 

3- Brincar de batata quente

Para fazer a tradicional brincadeira de “batata quente” e treinar o vocabulário em inglês, o primeiro passo é formar um círculo com o grupo de participantes. Depois, um jogador pega um objeto, que caiba dentro das mãos, e vai passando o item de pessoa em pessoa, enquanto uma música toca. 

Quando o som parar, o integrante que estiver com o objeto (que simula a “batata quente”) nas mãos, precisa dizer o nome daquele item em inglês. Se acertar, o jogo continua para uma próxima rodada, mas, se errar, o participante está eliminado. O vencedor é o último que permanecer na roda, ou seja, que não errar o vocabulário em nenhum momento.

Por qual dessas brincadeiras a sua família vai começar a praticar inglês se divertindo? Se gostou das dicas, acesse o blog da Red Balloon para ver mais!

 

Entre em contato